CuriosidadesMensagens

Descubra qual o seu Deus nórdico:

Você conhece as lendas dos deuses nórdicos? Talvez já tenha ouvido falar deles por conta de referências presentes no mainstream, como os quadrinhos e filmes do Thor e alguns videogames como Valkyrie Profile Ragnarok Online. Mas você conhece todo o panteão dos deuses nórdicos? Não são apenas os deuses Loki, Thor e Odin que são personagens de lendas que valem a pena ser contadas. Há muitos outros que merecem a sua atenção.



Mas os povos vikings não só contavam essas lendas, como também acreditavam nesses deuses. Acreditavam, também, que cada dia da semana era regido por um dos 7 deuses mais importantes. Sabendo disso, o Macaco buscou os significados e as lendas desses deuses e propõe uma brincadeira: descubra o dia da semana em que você nasceu (o relógio do seu sistema operacional ajuda) e depois veja qual deus regeu o seu nascimento. Confira quais são os deuses de cada dia da semana:

2ª FEIRA – DEUSA FREYJA


freyja-chariot

É conhecida como a deusa da fertilidade, da beleza, da atração, da proteção dos filhos, do mundo espiritual e da magia. É uma deusa muito guerreira. Com seu colar mágico, chamado Brissings, Freyja controlava por ele todos os elementos: água, fogo, ar e terra. Muitos dos deuses, principalmente as deusas, invejavam Freyja por conta de seus poderes, seu colar e sua beleza. Dizem que quem nasceu nesse dia têm a intuição desenvolvida, um presente dessa deusa, e deve explorar esse dom para viver melhor.

3ª FEIRA – DEUS TYR

Tyr_der_Schwertgott-812x1024


 

Tyr é o deus nórdico da luz, do céu, das lutas, dos juramentos e era considerado deus patrono da justiça. Ele foi a maior autoridade em assuntos de guerra e um dos mais grandiosos deuses, que possuía a espada mais poderosa. Diz uma lenda que a espada era tão venerada, que foi roubada do templo em que era venerada e foi parar nas mãos de um general romano. Esse general, tomado pelo poder do artefato, se auto-nomeou imperador, mas não soube lutar com ela. Morreu pelas mãos de um viking, que resgatou a espada e decapitou o general por sua insolência. Tyr era o mais corajoso dos deuses, que inspira coragem e heroísmo nas batalhas. Quem nasceu em seu dia sabe o que é ser guerreiro.

4ª FEIRA – DEUS ODIN

Odin_der_Göttervater


 

Quem nasceu nesse dia recebeu a proteção de Odin, o líder e rei dos deuses. Num ato de auto-sacrifício pelos outros deuses, Odin se pendurou por nove dias e nove noites na árvore do conhecimento, e retornou como o deus mais poderoso. Ele possuía a lança Gungnir, que nunca errava seu alvo, e montava em seu cavalo de oito patas, mais rápido do que qualquer outro animal em todos os reinos, chamado Sleipnir. Odin era o mais poderoso não só por conta de sua força no campo de batalha; Odin era o mais sábio de todos eles. Os germânicos o ligavam à honra, ao valor do ser humano, à bondade e à sabedoria.

5ª FEIRA – DEUS THOR

Ages-ago-Odin-lord-of-the-Asgardian-gods-desire-40505703418


Talvez você já tenha ouvido falar na palavra Thursday, que significa ‘quinta-feira’ em inglês. Os anglo-saxões deram a esse dia o nome de Thor (Thor’s Day). Ele é o deus do trovão, possui um martelo mágico poderoso que dava a Thor muita vitalidade. Este martelo é o símbolo da riqueza dos povos que o veneravam; quem nascesse no dia de Thor seria abençoado com ganhos materiais. Ele é o filho de Odin, o supremo deus de Asgard, e de Jord, a deusa dos seres humanos. Ele também simboliza a força da natureza e, por isso, era mais venerado que Odin por fazendeiros, para que suas plantações e animais não morressem com o clima ruim.

6ª FEIRA – DEUSA FRIGG

frigg-portrait

Frigg é a mãe de todos os deuses da dinastia de Odin. Ela é esposa de Odin e madrasta de Thor, e é a deusa dos laços, dos casamentos e do amor. É a protetora da família, das mães e donas-de-casa, e é símbolo da compaixão. Tem o poder da visão e conhecia todo o destino dos homens e dos deuses, mas nunca o revelava. É representada como uma rainha majestosa e bonita, vestida de penas de falcão. As pessoas que nasceram nesse dia são amorosas e ligadas à família.


SÁBADO – NORNES, AS DEUSAS DO DESTINO (URD, VERDANDI E SKULD)

Norse_Fates_by_Madame_Dei-683x1024

As Nornes são um clã de deusas da mitologia nórdica. Elas controlam a sorte dos humanos, bem como o azar. Elas também zelam pelo cumprimento e conservação das leis que regem as realidades de todos os seres humanos e seres míticos. Esse clã possui apenas três integrantes, todas forças femininas que se chamam Urd, Verdandi e Skuld. Elas representam o passado, o presente e o futuro, respectivamente. Urd é deusa do passado e assume a figura de uma mulher bem velha. Sua missão é guardar os mistérios do passado e impedir que tomem dela as chaves dos segredos antigos. Verdandi era encarregada de cuidar do presente. É representada na forma de uma mulher atraente e grávida, e tudo o que acontece é tecido por seus pensamentos. Ela representa o movimento, a continuidade. Já Skuld é a guardiã do futuro. Ela é representada na forma de uma virgem. Skuld detém o controle de uma das maiores forças do universo: o Destino. Os nascidos nesse dia têm muita sorte.

DOMINGO – DEUS BALDUR


Baldur

Deus do sol, da beleza masculina, da inocência, da reconciliação e da pureza. Baldur representa a perfeição. Filho de Odin e Frigga, ele era amado pelos deuses, por homens e por mulheres. É considerado o mais belo dos deuses. Era o filho mais querido de Odin, e disseminou a boa vontade e a paz em todos os lugares que visitou, o que fez dele um dos deuses mais amados. Sua popularidade e bondade inata atraíram a inveja destrutiva de Loki, que tramava o mal. Baldur foi morto por uma flechada no coração, atirada por seu irmão cego Hod, que foi enganado por Loki. Tinha um caráter bom, era amigável, sábio e feliz. As pessoas que nascem sobre a proteção deste deus têm as mesmas qualidades dele.

E aí, qual é o seu deus nórdico?

__


Via: MacacoVelho

Desapego pode sinalizar equilíbrio emocional:

Artigo Anterior

Mcdonald’s aceita nova forma de pagamento e troca hambúrgueres por amor

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.