4min. de leitura

Desenvolva sua autoestima e confie em si mesmo!

Uma pessoa autoconfiante é aquela que se conhece, sabe do que é capaz e é serena, pois confia em sua capacidade de aprender e superar obstáculos.

Essas características são muito importantes no mercado de trabalho, afinal, como você quer que o seu chefe confie em você, se você não demonstra autoconfiança?


Autoconfiança e autoestima também são úteis na vida pessoal, pois nos deixam mais independentes e maduros. Com isso, nossos relacionamentos passam a se basear no carinho e não na dependência e na necessidade de aceitação do outro. Por isso, confie em si mesmo e viva plenamente!

Algumas pessoas são tão confiantes em si que passam por metidas, enquanto outras, simplesmente, não acreditam que têm qualquer potencial ou qualidade. Se você se identifica com o segundo grupo, está na hora de mudar essa situação. Desenvolva a sua autoestima e confie em si mesmo para ter mais sucesso.


Melhore a autoestima!

Desenvolver a autoconfiança exige trabalho e muita aceitação. Você precisa fazer mudanças externas e internas para começar a se sentir mais poderoso(a)!


As externas são mais simples, por isso, vamos começar com algumas dicas:

  • Cuide do seu visual – Procure vestir-se de acordo com a ocasião e com roupas que o façam sentir-se bem. Quando nos olhamos no espelho e gostamos do que vemos, nossa postura muda e, com isso, nós nos sentimos diferentes e atraímos olhares mais interessados.
  • Linguagem corporal – Ande sempre com a coluna ereta e a cabeça erguida. Procure olhar as pessoas nos olhos quando falar com elas e projete a sua voz para que todos a entendam. Isso faz com que você pareça mais confiante e, portanto, sinta-se assim também.
  • Música! – Antes de uma entrevista de emprego ou um evento importante, ouça uma música que motive. Perceba como se sente com cada batida ou palavra e leve essa sensação com você.
  • Pés no chão – Procure traçar metas realistas. Quando sonhamos muito alto, não sabemos direito como atingir nosso objetivo e isso mina nossa autoconfiança. Se o seu sonho está longe de se realizar, divida-o em partes e vá aos poucos.

Confie em si mesmo e vá mais longe!

Junto com esses comportamentos, é legal você mudar a maneira como pensa sobre si, para que confie em si mesmo. Veja algumas dicas:

  • Atitude positiva – Por mais difícil que seja o desafio, não entre na briga para perder. Aja como se já tivesse conquistado o resultado desejado e mantenha essa postura diante dos desafios.
  • Faça uma lista com as suas melhores qualidades e conquistas. Se estiver com dificuldade para pensar em pontos positivos, peça ajuda para uma amiga ou parente. Mantenha essa lista sempre por perto e leia quando se sentir para baixo.
  • Passe tempo com quem faça você sentir bem e confiante e tome distância de companhia negativas.

Estas são algumas dicas para que você confie em si mesmo e tenha mais autoestima. Comece agora mesmo a colocá-las em práticas e fique muito bem!

_________

Direitos autorais da imagem de capa:  gpointstudio / 123RF Imagens


 





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.