Notícias

Desistência de Moro faria Lula ganhar no 1º turno, aponta pesquisa

Lula

Lula venceria Bolsonaro no primeiro turno das eleições deste ano, caso Sergio Moro não seja candidato. A conclusão é da pesquisa Ipespe, encomendada pela XP, e divulgada na quarta-feira (27/1).

No cenário em que a lista de primeiro turno não tem Sergio Moro e são apresentados ao entrevistado os candidatos, Bolsonaro registra 26%, com mais 2 pontos ante o cenário com Moro; Doria sobe a 4% (+2) e Luiz Felipe D’Ávila a 1% (+1). Os que não souberam responder ou que dizem votar branco ou nulo crescem 2 pontos percentuais. Lula, com 44%, supera a soma das intenções de votos dos demais candidatos, que é de 43% neste cenário. Ou seja, venceria, dentro da margem de erro, no primeiro turno.

Lula e Bolsonaro mantiveram os percentuais de intenção de voto na comparação com a pesquisa feita na primeira quinzena do mês.

O ex-presidente repetiu os 44%, e Bolsonaro, os 24% no cenário estimulado. Sergio Moro, que chegou a bater 11% em novembro, após sua filiação ao Podemos, havia ido a 9% no início do mês e registrou 8% agora. Ciro oscilou de 7% para 8%. As oscilações ficaram dentro da margem de erro.

Em seguida ficaram João Doria (2%), Simone Tebet, Rodrigo Pacheco e Alessandro Vieira, com 1% cada, e Luiz Felipe D’Ávila, que não chegou a 1%. Lula se mantém próximo do limiar da vitória no primeiro turno neste cenário, mas, nessa rodada, com 44%, não chega à soma dos votos de seus adversários (45%).

Foram feitas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, por telefone, nos dias 24 e 25 de janeiro de 2022. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo BR-06408/2022.

Vantagem de 24 pontos no segundo turno

Na simulação para o segundo turno, entre Lula e Bolsonaro, Lula passou de 56% no início do mês para 54% nesta quinzena, com menos dois pontos. O presidente oscilou de 31% para 30%. Os que não souberam responder, não vão votar ou votarão branco e nulo, passaram de 13% para 16%. A vantagem, que era de 25 pontos, passou a 24.

Nos demais cenários, Lula vence Doria por 33 pontos, Ciro por 25 e Moro por 19. Nas simulações com Bolsonaro, o presidente perde por 13 pontos para Ciro, 9 para Doria e 7 para Moro.

Imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Depositphotos 

0 %