SucessoComportamento

Desvendamos 5 hábitos simples para ter mais sucesso! Confira:

desvendando

Muitas vezes, observamos o sucesso de outras pessoas e não entendemos o que elas fizeram para chegar lá. A questão é que não sabemos sobre seus fracassos anteriores nem o quão árduo foi o trabalho necessário para tal conquista.



Também não pensamos em que hábitos para ter sucesso essas pessoas investiram.

Poucas pessoas bem-sucedidas o são por sorte ou por possuírem um nível de QI mais elevado. Não existe exatamente uma fórmula para o sucesso, mas certamente a maioria dos que o alcançam compartilham de certas práticas que os ajudaram a avançar.

Sabemos que a rotina que criamos acaba se transformando em um estilo de vida. O ponto importante é que maus hábitos adquiridos podem prejudicar o nosso desempenho, afastando-nos do que pretendemos realizar, enquanto boas práticas podem nos ajudar a criar uma vida repleta de ação e realizações pessoais.


Pessoas admiráveis não são perfeitas, mas, por meio de seus hábitos diários, trabalham na conquista de seus objetivos e investem em coisas que as ajudam a chegar lá.

Inspirados nessas pessoas de sucesso, trazemos hoje 5 hábitos simples que podem ser incorporados à sua rotina e que te impulsionarão a uma vida muito mais satisfatória e feliz. Confira!

1. Planejar melhor o dia

Quando não temos um plano, facilmente nos dispersamos. Acordar pela manhã sem saber como será o próprio dia é uma forma de perder tempo.


Pessoas bem-sucedidas têm o hábito de passar algum tempo de sua noite planejando o dia seguinte. Isso faz com que, logo no início da manhã, já tenham objetivos claros e bem definidos.

É verdade que nem sempre as coisas saem exatamente da forma que planejamos, mas, tendo clareza sobre os planos, é mais fácil ajustar as situações sem perder o foco e a disposição.

Benjamin Franklin é um exemplo de pessoa de sucesso que demonstrava acreditar na importância de se ter uma rotina bem estruturada e planejada.



2. Cuidar da saúde

A maioria das pessoas com êxito em seus empreendimentos faz da saúde a primeira de suas prioridades. Sabemos que o que comemos e o quanto nos exercitamos afeta todas as áreas de nossas vidas. Então, um bom hábito para o sucesso é escolher alimentos saudáveis, que dão a energia necessária para as realizações do dia a dia, aliados a uma rotina de atividades físicas, que garantirão força e disposição para o trabalho.

Exercícios físicos mantêm o cérebro saudável, ajudam a melhorar a memória e reduzem o estresse. Além disso, podem aumentar a criatividade e a produtividade.

Saúde física e financeira estão diretamente relacionadas, já que pessoas doentes não são produtivas e ainda têm altos gastos com tratamentos e medicamentos.


Para quem não tem o hábito de praticar atividades físicas e se alimentar corretamente, é necessário ter força de vontade para começar e disciplina para manter. Com tempo, a prática se torna agradável e os bons resultados são uma grande motivação.

3. Trabalhar a autoestima

Sabe aquela ideia de que “a grama do vizinho é sempre mais verde”? Esse tipo de pensamento é um hábito ruim e destrutivo, que não leva ao sucesso.

Pessoas bem-sucedidas não se distraem focando no sucesso alheio ou no que os outros estão fazendo. Podemos nos inspirar em histórias de sucesso e aprender com os erros e acertos de outras pessoas, mas não podemos permitir que o ciúme, a inveja ou as comparações nos desanimem.


Essas pessoas sabem que seus motivos e objetivos são pessoais e exclusivos. Ou seja, sabem que a vida é única. A comparação é uma séria armadilha que pode aprisionar e derrubar.

É importante trabalhar o hábito de ter bons pensamentos ao seu próprio respeito, além de confiança de que é possível tirar o máximo proveito de seus próprios talentos e habilidades.

Uma boa autoestima também estimula o otimismo, outra característica de pessoas bem-sucedidas, que acreditam em seu potencial ilimitado.



4. Inspirar-se com conteúdo de qualidade

Livros, vídeos e outras formas de consumir conteúdo são essenciais para quem deseja expandir seu conhecimento e percorrer um caminho de sucesso. Ter esse hábito não só é saudável como também ajuda a entender e aprender com os erros e fracassos de outros.

Pessoas bem-sucedidas costumam ter um tempo de leitura diária (seja de livros, jornais ou revistas) e assistem a telejornais, documentários e filmes. O importante é que seja conteúdo de qualidade.

O famoso empresário norte-americano Mark Zuckerberg anunciou há algum tempo que uma de suas resoluções de ano novo era ter o hábito de ler um livro novo por semana, com o intuito de ampliar seus conhecimentos e cultura.


Bill Gates, o fundador da Microsoft, e Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, são outros famosos de sucesso que já deixaram claro que reconhecem a importância da leitura. Bons exemplos a seguir, não é verdade?


5. Desenvolver a empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, tentar sentir o que o outro sentiria se estivesse na mesma situação. É tentar compreender as emoções e sentimentos do próximo. A empatia leva as pessoas a se ajudarem mutuamente e está diretamente ligada ao altruísmo.


Esse é um hábito de pessoas notáveis, que pode ser colocado em prática falando menos e ouvindo mais.

Uma pessoa de sucesso é boa ouvinte, o que faz dela confiável e compreensiva. Já aquela que fala muito, especialmente sobre os outros, tem sua credibilidade comprometida. Evitar fofocas é uma forma de exercer a empatia. Afastar-se de pessoas com esse tipo de comportamento também é uma boa opção.

Uma vida bem-sucedida pode parecer apenas um sonho, mas não é saudável ficar apenas olhando para o quão grande é o que você deseja realizar. Acorde a cada dia com uma nova disposição de formar bons hábitos. Dessa forma, estará se dando uma chance melhor de alcançar o que almeja.

O que achou da ideia de criar alguns destes hábitos para ter sucesso? Use-os como um ponto de partida e vá em busca do seu!

Se você gostou deste artigo, acreditamos que também irá gostar do nosso e-book “Guia prático: aprenda como alcançar o seu desenvolvimento pessoal”. Não deixe de baixar e aproveite!

O brasileiro, chamado de povo apaixonado, sofre do inconformismo agudo.

Artigo Anterior

Assim trabalha a mente: como você acredita, assim será!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.