ColunistasDesenvolvimento Pessoal

Dicas de como se motivar para estudar:

Muitos dos nossos objetivos de vida dependem de muito estudo para serem alcançados, como se formar na faculdade, fazer um mestrado e até conseguir um bom emprego.



No entanto, nem sempre é fácil manter-se focado a tal ponto de ter toda a motivação necessária, por isso é muito importante aprender a como se motivar para estudar. Assim, as chances de alcançar seus objetivos de forma mais eficaz aumentarão.

10 dicas de como se motivar para estudar:

Existem diversas maneiras e mecanismos de como se motivar para estudar. Você precisa testá-las para descobrir qual ou quais delas vão funcionar de fato para você, então vamos lá!


Dica 01 – Definindo o objetivo

Para que você se sinta de fato motivado, escolha um objetivo bem específico para o qual vai estudar. Não estude para passar em concursos, estude para “aquele” concurso que você quer muito. Não estude para entrar na faculdade, estude para “aquela” faculdade e “aquele” curso. Você vai ver que assim você terá mais motivação e o foco aumentará muito mais!


Dica 02 – O ambiente faz a diferença


Agora que já definiu o seu objetivo, pense com carinho e monte o seu cantinho de estudo. Escolha um local agradável, de preferência, com bastante luz natural, e o mantenha organizado e, se possível, até decore com elementos que lhe agradem, pois assim esse ambiente será atrativo para você.


Dica 03 – Dividir para conquistar

Essa dica vai  ajudá-lo a não ficar assustado ou até desencorajado com o volume de matéria a ser estudada. Vamos supor que você tenha uma apostila de 1.000 páginas para estudar, divida essa apostila em 02 ou 03 partes distintas, para diminuir o aspecto visual do volume de conteúdo e estabeleça uma meta de quantas páginas serão lidas por dia, dando um passo de cada vez. Com certeza, essa é um dos melhores conselhos de como se motivar para estudar.



Dica 04 – Não pense! Estude

A vida moderna nos traz muitas preocupações e distrações, como os afazeres do dia a dia e as redes sociais, não fique pensando sobre isso e protelando os estudos. A distração é um dos principais problemas das pessoas que estão tentando descobrir como se motivar para estudar. Por isso, quando chegar o seu horário de estudar, esqueça todo o resto sente com os seus materiais e siga em frente!

Essa é uma técnica simples, e costumamos usá-la com as crianças, mas para nós adultos também funciona muito bem. Você vai determinar um esforço e uma recompensa, por exemplo, a cada 30 minutos de estudo produtivo e contínuo você se permite a assistir um episódio da sua série favorita. Mas fique muito atento para não se sabotar!



Dica 06 – Enganando o cérebro

Muitas pessoas quando possuem a necessidade de estudar, automaticamente já surge o tédio e a procrastinação. A dica aqui é tentar dar pílulas e insights diferentes e prazerosos para seu cérebro. Por exemplo, estudar não necessariamente é sinônimo de ficar horas lendo um livro. Estudar pode ser ir a uma palestra, ver vídeos explicativos grupos de estudos e muito outros.



Dica 07 – Misture metodologias de estudo

Não pense que estudo de qualidade é apenas aquele que você faz em casa sozinho, principalmente porque a rotina e repetitividade podem deixá-lo desanimado. Busque grupos de estudo e abuse de todos os aplicativos e outros auxílios tecnológicos que trabalham a memória e absorção de conteúdos, pois quanto mais dinâmicos forem os métodos de estudo, mais motivado você irá ficará para seguir em frente.


Dica 08 – Faça da dopamina sua maior aliada


Entre as maneiras de como se motivar para estudar, essa com certeza vai funcionar, porque a dopamina é um neurotransmissor liberado após fazermos uma atividade que nos dê prazer nos proporcionando uma sensação de bem-estar e alegria. Dessa forma, se você antes de começar a estudar ouvir algumas de suas músicas favoritas, por exemplo, terá muito mais prazer e leveza para fazê-lo.


Dica 09 – O descanso faz parte

Não adianta você entrar numa rotina muito exaustiva de estudos, porque a partir de determinado momento, você não estará absorvendo mais nada das suas leituras, ficará resistente ao estudo e poderá até prejudicar a sua saúde. Então, preocupe-se com a quantidade e a qualidade do seu sono, pois isso é fundamental!



Dica 10 – Acredite

A melhor orientação de como se motivar para estudar é acreditar em si. Só você tem o poder de alcançar os seus objetivos. Se você não acreditar na sua capacidade de conseguir encontrar maneiras e tempo para estudar, ninguém mais irá. Então, acredite em você e mãos à obra!


A vida é o que a gente faz dela! não complique! entre no fluxo do universo!

Artigo Anterior

Características das pessoas inconscientes e conscientes:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.