Dicas para controlar a raiva no dia a dia:

Nos dias de hoje todos temos jornadas múltiplas, como profissional, estudante, pais, filhos, marido e mulher, e por isso a todo o momento estamos sob cobranças e preocupações! E isso muitas vezes nos faz perder o controle e ficamos sem saber como controlar a raiva.



Esse sentimento pode ser considerado mais presente na sociedade moderna, e também é responsável por trazer muitos outros sentimentos ruins, uma vez que quando a onda de raiva vai embora ela dá lugar à vergonha, frustração, mal-estar e tristeza. Por isso tudo é muito importante saber como se controlar nessas horas.

Alguns passos para saber como controlar a raiva:

O primeiro passo é aceitar que esse sentimento existe e em vários momentos vai tentar tomar conta de você. Se isso acontecer você pode, por exemplo, ouvir a sua música preferida.

Se no momento não for possível ouvir alguma música, você pode tentar um exercício de respiração: respire fundo, prenda a respiração por 4 segundos e em seguida solte-a lentamente por 8 segundos. Faça esse exercício pelo menos quatro vezes para que consiga se acalmar.



Caso seja possível você também pode fazer a oração do Espírito Santo de como controlar a raiva e se acalmar:

“Espírito Santo, neste momento, venho fazer aqui a oração para acalmar o coração porque, confesso, ele anda muito agitado, ansioso e às vezes triste, por situações difíceis que passo em minha vida. Sua palavra diz que o Espírito Santo, que é o próprio Senhor, tem como papel consolar os corações. Então te peço, Espírito Santo consolador, vem acalmar o meu coração, e me fazer esquecer os problemas da vida que tentam me derrubar.

Vem, Espírito Santo! Sobre o meu coração, trazendo consolo, e fazer com que ele se acalme. Preciso de sua presença em meu ser, pois sem Ti eu não sou nada, mas, com o Senhor eu posso todas as coisas no Senhor poderoso que me fortalece! Creio, e declaro em nome de Jesus Cristo assim: Meu coração se acalme! Meu coração se acalme! Meu coração receba paz, alívio e refrigério! Amém”.


Todas essas sugestões são alternativas de como controlar a raiva a curto prazo, de uma maneira imediata, mas se você sofre com esse sentimento constantemente você deve procurar maneiras de evitá-lo a longo prazo.


Atividades que ajudam em como controlar a raiva:

A prática de exercício físico pode ajudar muito, pois libera endorfina (hormônio responsável pelo bom humor) na corrente sanguínea, além de proporcionar mais qualidade de vida de uma maneira geral.

Outro tipo de atividade que pode ajudar a trazer qualidade de vida, bem-estar e autocontrole é a Yoga, que o ajudará a ficar mais centrado e a se conhecer melhor além de trazer mais equilíbrio espiritual.

O exercício de respiração que citamos acima, feito rotineiramente, também ajuda a controlar as emoções no seu dia a dia. Faça-o (ou outro exercício de respiração) todos os dias pela manhã antes de sair de casa.

Aprender como controlar a raiva é bastante importante, pois você vai se tornar uma pessoa melhor, mais feliz e mais produtiva!

Com certeza colocando essas dicas em prática você irá notar a diferença logo logo!

____________

Direitos autorais da imagem de capa: sifotography / 123RF Imagens

 

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.