Dicas para enfrentar os desafios da vida e aprender com eles



Os tombos da vida são inevitáveis, mas a maneira como olhamos para eles pode ser positiva. Devemos olhar para os momentos difíceis com uma postura de um aluno.                  

“Universo, o que eu preciso aprender com isso?”

Muitas vezes nas nossas vidas ficamos sem rumo, sem entender o que acontece conosco e nos perguntamos o que estamos fazendo aqui. Quem somos nós?

Perguntas plausíveis, indagações básicas, que todos nós temos ou teremos em algum ponto de nossas vidas. A grande questão é: como encontrar um caminho quando tudo parece desmoronar ou quando perdemos nosso senso de identidade?

Geralmente, em algum momento de nossas jornadas, nós nos encontraremos em situações assim, e tudo aponta que esse seja o nosso propósito aqui na Terra: aprender.

Por mais que evitemos os momentos ruins, são eles que nos ensinam nossas maiores lições.

Costumo brincar nas minhas orações e falar para o Universo: “Quero aprender através do amor dessa vez, chega de dor!” Mas nem sempre é assim que as coisas acontecem.

Uma das dicas mais importantes que precisamos aprender é rir da vida, não nos levarmos tão a sério. Sim, cairemos inúmeras vezes, mas se perdermos a paciência e nos irritarmos com tudo, provavelmente viveremos uma vida miserável.

Os tombos da vida são inevitáveis, mas a maneira como olhamos para eles pode ser positiva. Devemos olhar para os momentos difíceis com a postura de um aluno. “Universo, o que eu preciso aprender com isso?”

Outra dica de extrema importância para que se compreenda os desafios da vida é retirar-se da postura de vítima. Sim, algo ruim aconteceu com você. Alguma pessoa agiu de má fé, fez a você algum mal, mas o que você vai fazer com isso? Internalizar essa dor e jogar a responsabilidade completamente em outra pessoa ou na vida? Ou vai se colocar na postura de aluno, querendo entender como você atraiu essa situação para si próprio?

É necessário descobrir quais os passos para realizar uma mudança no padrão de pensamento que criou esta situação.

Adentrar o próprio ser, sentindo plenamente suas emoções e sombras é um ótimo caminho para se obter respostas. Isso se faz possível através de várias técnicas como: meditações, Yoga, respirações profundas, esportes que propiciem uma sensação consciente do próprio corpo, entre outras técnicas.



Outra dica relevante é encontrar o perdão dentro de seu coração. É preciso lembrar de que o perdão não é necessariamente para a pessoa ou situação que o feriu, mas sim para você.

Para seguir a sua vida livre de qualquer energia negativa ou sentimento que o impeça de encontrar o propósito de sua jornada, seja ele qual for.

Todos nós temos caminhos, lugares e metas que queremos alcançar em nossas vidas, porém não percebemos que Deus ou Universo, como queira chamar, também tem um propósito para nós, muito maior e melhor do que jamais sonhamos! Mas para encontrarmos esse caminho, necessitamos estar em conexão com a nossa essência.

Quando estamos tomados pelo ódio ou pelo ressentimento, perdemos a oportunidade de focar na nossa luz interior. É preciso permitir que esses momentos desafiadores nos mudem de forma positiva, olhar com os olhos de uma criança e tentar aprender com o que for que a vida nos presenteie.

Ser grato pela dor, mostra-nos o poder da fé, pois nos colocamos em uma posição de aceitação, sabendo que Deus ou o Universo jamais colocaria algo pesado demais em nossas costas, tendo a certeza de que o que estamos passando está nos transformando em alguém muito melhor e nos preparando para algo incrível em nossos destinos.

Tudo na vida é passageiro, passamos por fases desde que nascemos. Se olharmos à nossa volta, veremos que a vida é assim, a natureza é cheia de mudanças, e isso traz beleza a existência.

Por isso tenhamos consciência de que qualquer tempestade que estejamos enfrentando, uma hora vai passar e o sol aparecerá.

Tenha fé em um amanhã melhor, desapegue-se da negatividade que o impede de ser a sua mais aprimorada versão, acredite que a sua transformação está se realizando e, como um bom aluno dessa vida, aprenda o máximo que puder com as lições amorosamente dadas pelo Universo, transformando assim sua vida e inspirando aqueles que o cercam a reconhecer a centelha divina que reside dentro de cada um de nós. 


Direitos autorais da imagem de capa: Hunter Newton on Unsplash






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.