Bem-Estar

Dicas para tratar das orquídeas em casa. Elas são delicadas e precisam de muito cuidado!

Apesar de não serem brasileiras, as orquídeas fazem muito sucesso nas casas do nosso país. Aprenda dicas para cuidar muito bem de suas orquídeas, oferecendo-lhes os cuidados certos.



As orquídeas são originárias do Sudeste da Ásia, mas fazem sucesso em muitos lugares do mundo por conta de sua elegância e suas cores vivas. Essas plantas simbolizam fertilidade, elegância e amor.

No Brasil, elas são muito populares, apesar de não estarem em seu clima ideal. Para que elas cresçam saudáveis e se destaquem positivamente em nossa casa, é preciso aprendermos a maneira certa de cuidar delas.

Hoje trouxemos dicas muito interessantes para você cuidar bem da sua orquídea e permitir que ela traga beleza, luz e muita alegria para o seu lar.


Confira a lista abaixo!

1. Exposição ao sol

As orquídeas precisam de contato constante com a luz solar para estarem sempre bonitas e saudáveis. Portanto, assegure-se de colocá-las em um local iluminado da casa, mas tenha o cuidado de não expô-las diretamente ao sol, porque isso acabará por prejudicá-las.


Tire todas as dúvidas sobre os cuidados com a luz na hora de comprar a sua orquídea, porque algumas variedades podem precisar da luz solar até mesmo em suas raízes, e você não quer deixar sua plantinha malcuidada, não é mesmo?!


2. Plantagem e poda


Plante a sua orquídea em um vaso que ofereça bom suporte para drenagem. Opte por um vaso com buracos na parte debaixo, para permitir que o excesso de água seja drenado completamente.

A poda também é uma parte importante do cuidado com a orquídea. Espere três dias depois de da queda das flores para cortar o ramo da inflorescência acima do segundo nó. Assim, a planta terá sua vida renovada. Caso isso não aconteça, está liberado cortar o galho para que a sua orquídea floresça novamente.



3. Cuidados com o solo

As orquídeas são plantas especiais, isso significa que não podem ser plantadas em solo comum, esse é um erro que muitas pessoas cometem e que pode acabar custando a saúde de sua planta. Você pode encontrar terras específicas para orquídeas em lojas especializadas ou mesmo buscar na internet maneiras de deixar o solo mais agradável para essa planta.



4. A forma correta de regar a sua planta

Sabemos que a rega é uma parte fundamental para a vida de uma planta, e com a orquídea não é diferente. Essas plantas naturalmente não possuem raízes diretamente na água, isso significa que não precisam ser regadas todos os dias.

A rega depende muito do clima do ambiente em que você vive, e para ter certeza de que está na hora de regar a sua planta, verifique o estado do solo. Se, ao colocar o dedo na camada superficial, você sentir que ele está seco, é o momento de regar a planta. O melhor horário para isso é a manhã.


As orquídeas podem viver por anos e até mesmo décadas, se forem tratadas da maneira certa. Faça a sua parte para que a sua planta o acompanhe por muito tempo!

E aí, gostou das dicas? Então compartilhe o artigo com os amigos que também são apaixonados por plantas!

 


A energia das pessoas é mais poderosa do que suas palavras. Cuidado com quem você anda!

Artigo Anterior

Nossa Senhora prometeu esses 15 benefícios àqueles que rezarem o rosário

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.