7min. de leitura

Dicas preciosas para recuperar a motivação no trabalho!

Em algum momento ou outro, todos nós enfrentamos alguma crise no trabalho, que pode ser motivada pelos mais diversos fatores: cansaço, falta de reconhecimento, horários ruins, falta de descanso e até mesmo uma má remuneração. Todos esses fatores nos deixam cada vez mais exaustos e desmotivados a dar o nosso melhor diariamente.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Isma Brasil (International Stress Management Association)  no final de 2014, 72% dos entrevistados disseram estar infelizes com o seu trabalho.


Essas crises profissionais não são exclusivas de pessoas que não gostam de seus trabalhos, até mesmo aqueles que são apaixonados por aquilo que fazem podem se ver em grande dificuldade de entregar resultados satisfatórios, ainda que cobrem de si mesmos a excelência. E, por mais que não seja tão grave, os resultados desses episódios podem comprometer futuramente o trabalho dos funcionários.

Passamos muitas horas do dia trabalhando, e por vezes convivemos mais com nossos colegas de profissão com que nossas famílias. Nesse sentido, é muito importante buscarmos maneiras de manter a motivação no trabalho. É claro que, em grande parte, isso é uma função das empresas, que precisam encontrar maneiras de incentivar seus funcionários a produzirem melhor, tendo em vista que uma melhor condição de trabalho afeta diretamente nos rendimentos da companhia.

No entanto, cabe também a nós fazermos nossa parte para que o ambiente de trabalho seja um lugar de tranquilidade, em que nos sintamos felizes e inspirados a realizarmos nossas funções com responsabilidade, dedicação e excelência.


Nem sempre é simples, mas com algumas dicas se torna mais fácil criar uma rotina saudável de trabalho para si mesmo, que o motive não apenas para as atividades profissionais, mas também em sua vida pessoal, criando um equilíbrio que lhe permita viver com muito mais felicidade e objetivos.

Confira abaixo algumas dicas preciosas para se motivar no trabalho:

1. Certifique-se de que está realizando um trabalho do qual que realmente gosta

Quando fazemos algo que gostamos de verdade, a motivação vem com muito mais naturalidade. Encontre uma maneira de monitorar constantemente quais as atividades que você tem realizado em seu trabalho e como elas ajudam a fazer com que você se torne um profissional melhor e impactar no desenvolvimento da empresa.


Se por alguns dias você tiver que fazer algo que não gosta muito, mantenha sua motivação pensando que é uma parte necessária do caminho para chegar até os bons momentos.


2. Entenda a relevância do seu trabalho dentro da empresa

Quando estamos muito desmotivados, podemos chegar a pensar que o nosso trabalho não é tão relevante quanto os de nossos colegas ou que somos apenas mais um, facilmente substituídos. Uma boa maneira de se motivar em sua rotina no trabalho é entender que o seu trabalho é de fundamental importância para o crescimento da empresa.

Estude todos os setores da empresa e como eles se encaixam. Assim, você poderá ver o quanto a sua função é fundamental para manter o processo redondo. Sem você, o fluxo desandaria. Perceba o seu valor no fluxo da empresa e trabalhe para ser reconhecido da maneira que merece.


3. Torne sua rotina menos mecânica

Uma das grandes fontes de desmotivação nos funcionários é a mesmice na rotina. Todos os dias a mesma lista de funções para cumprir e raramente alguma tarefa diferente para estimular a criatividade. É muito comum trabalhar com os mesmos processos todos os dias, mas isso não significa que sua rotina tenha que ser entediante.

Encontre maneiras de tornar as atividades mais prazerosas. Inverta a ordem de realizar as funções, coloque suas músicas preferidas no fone de ouvido para inspirá-lo, adicione mais cor à sua mesa de trabalho, incorpore em seu ambiente mais coisas de que gosta e que o inspirem, esteja sempre cercado daquilo que lhe faz bem, assim o trabalho fica muito mais dinâmico e interessante.


4. Afaste-se de fofocas e foque no seu próprio trabalho

Todos sabemos quanta inveja e energia negativa existe no ambiente de trabalho. Em alguns momentos somos vítimas de fofocas e em outros momentos acabamos por comentar sobre o desempenho de algum colega, ainda que não nos diga respeito.

Esse tipo de comportamento é muito negativo e ajuda a instalar um clima desconfortável de inimizades na empresa, que ajuda a gerar insatisfação e falta de motivação em muitos funcionários. Por isso, afaste-se de fofocas e concentre-se no próprio trabalho. Dê o seu melhor e permita que as outras pessoas façam o mesmo. Conversas improdutivas nunca levam a bons resultados.


5. Busque sites e perfis online que trabalham com conteúdos específicos de motivação no trabalho

Uma mensagem de incentivo e apoio nunca é demais, e quando estamos em um dia especialmente complicado, mesmo uma imagem com uma frase bacana pode nos fornecer a inspiração que precisamos para sair da cama e fazer o nosso melhor.

Busque páginas na internet que forneçam conteúdos de motivação e dicas legais que você possa adotar em sua rotina para tornar sua vida no trabalho mais produtiva e feliz. Acompanhe as postagens e reflita sobre elas e o que podem acrescentar em sua vida.


São muitas as dicas que ajudam a tornar a rotina do trabalho mais gratificante.

Se você está passando por um momento de desmotivação e precisa de um conteúdo exclusivo sobre o tema, ou se apenas deseja manter o desempenho profissional elevado e através de materiais de qualidade, conheça o nosso perfil no LinkedIn.

linkedin chamada publi

Mantendo a qualidade e originalidade dos conteúdos, oferecemos aos nossos seguidores diariamente mensagens motivacionais voltadas especificamente para o âmbito profissional, com o objetivo de contribuir para o sucesso e realização profissional.

Em nosso perfil no LinkedIn, você encontra textos, mensagens e demais conteúdos especiais para lhe fornecer a motivação necessária para conquistar o sucesso na vida profissional!

Clique aqui e conheça mais sobre o nosso trabalho no LinkedIn.






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.