A diferença entre otimismo e expectativa. Um linha tênue…

Ouvimos constantemente as pessoas falarem que temos que ser OTIMISTAS, mas e como saber a diferença entre ser otimista/positivo e criar EXPECTATIVAS?



Há uma linha muito tênue entre ser positivo/otimista e criar expectativas.

O que é?

EXPECTATIVA é o estado ou qualidade de esperar algo ou alguma coisa que seja viável ou provável que aconteça, um grande desejo ou ânsia por receber uma notícia ou presenciar um acontecimento que seja benéfico ou próspero. A palavra expectativa também é utilizada para designar a condição de que alguém que tem esperança em algo que foi baseado em promessas de se tornar realidade, em poucas palavras, expectativa não passaria de uma ilusão ou utopia.

OTIMISMO – ser otimista é confiar nas suas capacidades, saber que você vai fazer o melhor no seu trabalho, que você fará o melhor para que aquele relacionamento dê certo, e que você fará o possível para que tudo ocorra bem.



No dia a dia

A expectativa é um mundo de fantasia que você cria na cabeça, esperando que as pessoas e o universo realizem aquilo que você deseja. É contar com alguma coisa que não existe.

Geralmente isso acontece nos relacionamentos, criamos expectativas com base naquilo que desejamos. O que acontece é que, depois de um tempo, com a convivência, você percebe que aquela pessoa não era nada daquilo que você imaginava.

Aí você fica depressivo, triste, ansioso e frustrado porque a pessoa não era a princesa do castelo e tampouco um príncipe no cavalo branco, mas nunca ninguém disse que aquela pessoa era daquele jeito… quem criou os personagens dentro da sua cabeça FOI VOCÊ.

Na vida profissional também acontece muito, quando entramos numa empresa, no início tudo é maravilhoso, tudo é lindo, tudo é alegria, você vê o mundo diferente da realidade, imagina que em pouco tempo vai ser promovido, que em pouco tempo seu salário vai dobrar, que todas as pessoas e todos os seus colegas de trabalho vão elogiá-lo e ver o quão bom profissional você é, e que tudo será maravilhoso.


Com o passar dos dias, com a vida cotidiana da empresa você percebe que a realidade é outra, que aquelas pessoas que antes eram seus melhores amigos na empresa não são tão seus amigos assim e que vai demorar algum tempo para que você seja promovido.

Em alguns casos criamos inimizades por conta da expectativa que colocamos sobre as pessoas, imaginávamos que fulano seria seu melhor amigo que estaria pronto para te ajudar em qualquer momento da sua vida, mas quando você precisou aquele seu amigo não estava do seu lado por algum motivo, porém isso não quer dizer que ele não seja seu amigo. Afinal, quem colocou a expectativa de que ele iria ajudar FOI VOCÊ.

Todas estas fantasias que criamos na cabeça transformam-se em frustrações  e junto com a frustração vem a ansiedade, a depressão.


Como evitar criar expectativas

Uma dica para você não criar expectativas falsas, não confie 100% em palavras, acredite nas ATITUDES.

Muitas vezes as pessoas falam coisas, como por exemplo: eu vou ajudá-lo com o trabalho, conte comigo para o que precisar, sempre estarei ao seu lado…e quando chega a hora do vamos ver, a realidade é outra.

Acredito que, às vezes, as pessoas falam simplesmente para agradar ou falam da boca pra fora.

Ainda ouso dizer, que ser POSITIVO é não criar barreiras ilusórias para determinados desafios.
Ser otimista/positivo é o indivíduo que revela ser confiante, sabe apreciar o lado bom da vida mesmo nos momentos mais amargos.

Se você busca ser uma pessoa mais tranquila, menos ansiosa e menos frustrada, o primeiro ponto é aprender a não criar EXPECTATIVAS e sim manter a positividade diante da fé em DEUS ou seja lá qual a sua crença, e principalmente fé nos seus potenciais! Pensar positivo é diferente de criar fantasias na cabeça.

___________

Direitos autorais: bowie15 / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.