3min. de leitura

Documentários especulativos inspiram o estudo…

#NarrativasQueInspiram – Documentários especulativos inspiram o estudo

Se tem um tipo de roteiro que inspira o público alvo ao estudo, na busca de pesquisas mais profundas e mais detalhada, é de um documentário especulativo.


Documentários especulativos, assim como séries documentais do tipo, diferentes de um documentário tradicional não relata apenas os dados obtidos através das pesquisas feito para a produção, mas sempre especula sobre pontos relevantes no decorrer da narrativa.

Um bom exemplo é o documentário feito a partir das teorias do livro ‘Eram os Deuses Astronautas’, publicação de 1968, de Erich Von Daniken; uma produção de 1970 que é um dos primeiros do tipo e que se tornou um clássico.

Já uma das séries documentais de maior destaque e sucesso hoje, que atualmente tem fãs ao redor do mundo, curiosamente também é inspirada nas teorias de Erich Von Daniken.

A série ‘Alienígenas do Passado’ conta com várias especulações sobre acontecimentos e pesquisas envolvendo os adeptos das teorias de ‘Eram os Deuses Astronautas’, que conta com estudiosos de várias áreas, além de jornalistas investigativos.


Vale dizer que os estudos de Erich Von Daniken foram tão ampliados, que outros livros foram publicados desde ‘Eram os Deuses Astronautas’, tanto escritos pelo próprio autor como por outros estudiosos inspirados por ele, que hoje suas inspiradoras especulações é conhecida por “A Teoria dos Antigo Astronautas”.

Mesmo que a teoria ainda seja vista como especulativa, são formuladas através de estudos legítimos e muitas pesquisa séria. Junto com fontes jornalistas sólidas.


Esse tipo de narrativa diferenciada, que mescla fatos reais envoltos em mistérios, com uma boa dose de criatividade para especular com certa propriedade sobre determinado assunto é um ótimo exemplo incentivo ao estudo e uma forma eficaz de inspirar futuros pesquisadores de diversas áreas, desde História Geral até Ciências.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.