4min. de leitura

Domine os seus pensamentos e a sua boca, assim terá equilíbrio, paz, harmonia, saúde e vida longa

Aprenda a dominar os seus pensamentos e a mágica acontecerá!


Somos resultado de nossas ações, e temos a escolha. Por sermos seres pensantes, criativos e poderosos, temos total domínio de nossas funções. Que bom seria se o nosso corpo atendesse ao comando da nossa mente sempre. Na sua concepção, isso seria bom ou ruim? “Somos o resultado do que pensamos.” Esta é uma famosa frase que circula pelo mundo, tentando conscientizar o ser humano de que somos os responsáveis pelas nossas ações, já que somos o que pensamos, certo? Errado!

Somos resultado de nossas ações, e temos a escolha. Por sermos seres pensantes, criativos e poderosos, temos total domínio de nossas funções. Se fôssemos executar tudo o que pensamos, o mundo já teria sido destruído totalmente. Falta pouco. Mas esse pouco resulta daqueles que ainda não executam conforme o que pensam mas, sim, racionalizam o que pensam, filtram seus pensamentos mais sórdidos e executam as boas ações.

Isso não significa que só temos pensamentos ruins, mas que fomos criados numa esfera de tanto negativismo que dá muito trabalho pensar de forma diferente.


Ou quando alguém contesta nossas ideias, rebatemos vorazmente, sem racionalizar, defendendo nossos pontos de vista.

Temos preguiça de pensar e racionalizar, afinal, é bem mais fácil falar qualquer coisa do que passar pelo filtro, o filtro do discernimento, do que cabe ou não cabe. A expressão “falar sem pensar” não existe, as pessoas falam sem filtrar, pois tudo o que é dito foi pensado antes.

Dá trabalho pensar com filtro, cansa, exige demais da mente, causa estresse, fadiga mental e ainda se corre o risco de falarem que você que é babaca. É bem mais fácil jogar boca afora toda podridão dos nossos pensamentos.


A grande diferença está no retorno. Tudo o que vai volta, a lei do retorno é clara, rápida e justa.

Dá mais trabalho consertar o erro provocado por uma palavra mal proferida do que racionalizar o que falar e granjear os frutos das palavras coerentes e justas.

A inconsequência é resultado da ansiedade, de uma mente barulhenta, de uma tormenta em que a pessoa não consegue ordenar seus pensamentos. E a consequência sempre será danosa.

Uma mente barulhenta não descansa, não dorme, passa o tempo todo tentando pensar em algo que faça sentido, mas o barulho é grande e impossibilita chegar a um acordo com a própria consciência. A mente barulhenta cansa o corpo, desordena sua casa, enfraquece a estrutura familiar e, não sabendo como se fortalecer, muitos procuram ajuda no álcool e nas drogas para fugir do barulho da sua mente.

Já parou para pensar em como seria a sua vida, se não houvesse tantos conflitos internos?

Isso é possível e está dentro de si, a sua liberdade está nos seus pensamentos. Se queres mesmo ter uma mente calma, focada, resiliente e em paz, tem de aprender a filtrar. A grande sacada está nos detalhes. “Posso tudo, mas nem tudo me convém.” (2Cor 8,10). E isso basta!

A liberdade dá asas, mas se você não souber para onde voar, certamente, vai se estatelar no chão. Assim é nossa vida, se não soubermos aonde queremos chegar, não chegaremos a lugar nenhum.

Dominamos nossos pensamentos e nossa boca, assim teremos equilíbrio, paz, harmonia, saúde e vida longa.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.