Comportamento

Dona de casa registrou tudo o que faz durante o dia após marido a acusar de ser preguiçosa

capa site Dona de casa registrou tudo o que faz durante o dia apos marido a acusar de ser preguicosa
Comente!

Os afazeres domésticos fazem parte do trabalho não-remunerado, e muitas mulheres investem tempo e abandonam suas carreiras para administrar a casa e a família.

No Brasil e no mundo, a economia organiza a forma como vivemos e nos relacionamos uns com os outros, a partir de uma sucessão de regras invisíveis. Os chamados serviços essenciais do cuidado envolvem uma quantidade extensa de horas e de dedicação dos envolvidos com os afazeres domésticos e com o cuidado de pessoas.

Atividades como: limpar a casa, fazer compras de alimentos, cozinhar, cuidar das roupas, auxiliar pessoas mais vulneráveis com boa alimentação e higiene, educar as crianças, investir em cuidados com a medicação de idosos e outros membros da família, entram no rol de funções desempenhadas na economia do cuidado, um serviço essencial para que a humanidade se mantenha em pé.

Todos os indivíduos precisam de uma série de cuidados básicos para existir, principalmente nos primeiros anos de vida. É preciso que algum membro da família tenha a disponibilidade de investir tempo no cuidado com a alimentação, limpeza, higiene, remédios, vacinas, educação e outras infinitas funções para que consigamos chegar até a fase adulta.

Além disso, todos os setores (públicos ou privados) se aproveitam do trabalho do cuidado, desempenhado gratuitamente ou mal remunerado, para que consigam funcionar. De acordo com o relatório “Tempo de cuidar: o trabalho de cuidado não remunerado e mal pago e a crise global da desigualdade”, realizado pela Oxfam, aponta que 90% do trabalho do cuidado realizado no país é feito de maneira informal pelas famílias, sendo que, desse total, cerca de 85% são as mulheres que desempenham.

Ao redor do mundo, meninas e mulheres dedicam 12,5 bilhões de horas, todos os dias, ao trabalho do cuidado não remunerado. Isso significa que elas contribuem com, pelo menos, R$60 trilhões por ano à economia global, o que representa um valor três vezes maior do que a indústria de tecnologia do mundo.

Mulheres abrem mão de suas carreiras profissionais, ou somam funções, para que os homens e os empregadores consigam investir em si mesmos. E além da limpeza, a economia do cuidado envolve também o cuidado de pessoas, como crianças, idosos ou familiares com deficiência, que majoritariamente ficam sob responsabilidade feminina.

A dona de casa Sierra Nicole, recentemente usou seu perfil no TikTok para mostrar um pouco da sua realidade com os afazeres domésticos depois que teve uma discussão com o namorado, Giuseppe. Ela explica, em um de seus vídeos, que ele tinha mencionado que enquanto trabalhava fora, a companheira ficava em casa sem fazer nada.

2 Dona de casa registrou tudo o que faz durante o dia apos marido a acusar de ser preguicosa

Direitos autorais: reprodução TikTok/ @sierra_not_ciara

Foi essa discussão que a motivou a usar suas redes para mostrar um pouco do que costuma fazer enquanto está em casa, cuidando dos dois filhos, mantendo a casa em ordem, cuidado das roupas e da alimentação de toda a família, inclusive a dele, que chegava em casa e já tinha o jantar pronto todos os dias.

3 Dona de casa registrou tudo o que faz durante o dia apos marido a acusar de ser preguicosa

Direitos autorais: reprodução TikTok/ @sierra_not_ciara

Suscitando um diálogo a respeito do não reconhecimento dos afazeres domésticos enquanto trabalho, Sierra mostrou que não tem momentos de folga. Enquanto os trabalhos remunerados oferecem o salário, folgas, feriados e pagamentos extras, além de uma carga horária específica, ela não parava de trabalhar e de ter outras funções a cumprir mesmo depois de passar mais de 10 horas cuidando de tudo.

Pedindo por um pouco de reconhecimento, a mulher mostra um pequeno recorte de sua rotina, que mesmo não apresentando todas as funções que realiza em um dia, já foi o suficiente para fazer com que muitos usuários refletissem um pouco sobre a exploração da mão-de-obra feminina.

4 Dona de casa registrou tudo o que faz durante o dia apos marido a acusar de ser preguicosa

Direitos autorais: reprodução TikTok/ @sierra_not_ciara

O vídeo teve mais de dois milhões de visualizações, e Sierra explica que, ao encerrar seu expediente no trabalho, Giuseppe não precisava se preocupar com a organização da própria casa, com a alimentação ou sequer com o cuidado dos filhos, já que era ela quem fazia tudo, trabalhando muito mais que ele.

Comente!

Mãe dá à luz bebê de 6kg após 24h em trabalho de parto: “Médicos achavam que eram gêmeos”

Artigo Anterior

Substituta de Silvio Santos, Patricia faz audiência do SBT despencar

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.