Pessoas inspiradoras

Dono de restaurante expulsou clientes que trataram mal garçonete: “Ela vale mais do que seu dinheiro”

Foto: Reprodução
capa site Dono de restaurante expulsou clientes que trataram mal garconete Ela vale mais do que seu dinheiro

O grupo de homens engravatados fazia parte de um escritório de advocacia que não teve o nome revelado, mas que já iniciou investigações.

As relações hierárquicas ocorrem em várias esferas e dimensões de nossa sociedade, inclusive quando menos esperamos. Junto com o dinheiro, existe o poder e a satisfação de sentir que é possível controlar as ações e até mesmo a forma como o outro indivíduo vai se comportar, falar e viver em sociedade.

Posições de poder tanto na macro quanto na microesfera são capazes de alterar profundamente as relações entre as pessoas, que passam a acreditam que “têm mais direitos” do que as demais. Em um típico caso de abuso de hierarquia, um grupo de advogados seniores do grupo Ince, no Reino Unido, foram ao restaurante Cora, dia 4 de maio, onde gastaram uma quantia exorbitante.

Isso pode não ser nada de mais para pessoas que têm dinheiro, mas os seis homens fizeram questão de destratar a garçonete Lily Griffith, de 22 anos, que trabalha no restaurante há cerca de seis meses. Segundo reportagem da BBC, o grupo gastou o equivalente a R$ 6.260, sem dar gorjeta à funcionária, mesmo tratando-a mal em inúmeros momentos.

O caso virou notícia quando o proprietário do restaurante interveio na situação, sendo bem-visto pelo público posteriormente. Lee Skeet disse que os clientes gastaram a “maior conta de todos os tempos”, mas ainda assim a forma como trataram a funcionária partiu seu coração.

2 Dono de restaurante expulsou clientes que trataram mal garconete Ela vale mais do que seu dinheiro

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @cora.restaurant

Quando os advogados já tinham saído, depois de muita comida e bebida, Griffith reclamou da conduta dos clientes com o chefe, o que o fez pensar no que poderia fazer. De acordo com suas declarações, a primeira coisa que pensou foi em devolver o valor aos clientes, subtraindo R$ 662 para dar à funcionária como gorjeta.

No e-mail que enviou aos clientes, Skeet reclamou da conduta de cada um dos presentes no local e explicou que sua funcionária valia muito mais do que qualquer quantia em dinheiro. “Quero agradecer por terem vindo ao meu restaurante hoje. Eu sei que são a mesa que mais consumiu na nossa história (…) Eu agradeceria se nunca mais voltassem ao meu restaurante. Lily vale muito mais para mim do que qualquer quantia em dinheiro.”

3 Dono de restaurante expulsou clientes que trataram mal garconete Ela vale mais do que seu dinheiro

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @cora.restaurant

No mesmo corpo do e-mail, pediu aos clientes seus dados bancários para que lhes pudesse devolver o dinheiro, subtraindo o valor que seria de Lily de gorjeta. Porém, depois de refletir por um tempo, tomou outra decisão: passou o valor integral à funcionária, e agiu dessa forma sabendo que estaria fazendo o que era correto.

Skeet ainda disse em entrevista que, desde então, tem vivido um turbilhão de emoções e que aquelas foram as palavras mais difíceis de serem ditas de toda a sua carreira profissional. “Tem sido um inferno para nós dois, mas eu não poderia estar mais orgulhoso de como Lily se porta”, disse ele em uma publicação do Instagram.

Ele ainda contou que a funcionária não apenas respondeu com classe e elegância a inúmeros jornalistas de rádio e TV, sem parar de administrar o salão do restaurante um só minuto, levando-o ao mais alto nível, como sempre faz. Griffith também falou um pouco sobre o chefe e garantiu que está muito feliz por ter alguém que a apoie.

4 Dono de restaurante expulsou clientes que trataram mal garconete Ela vale mais do que seu dinheiro

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @cora.restaurant

“Eu já o respeitava antes, mas o respeito muito mais agora que ele não aceitou esse tipo de comportamento com os garçons que, falando por experiência, sempre sofreram. Não é aceitável e já é hora de pessoas como Lee fazerem um grande acordo sobre isso e não aceitarem, e não acolherem esse comportamento novamente, interrompendo a cadeia de eventos”, explicou a jovem.

Ainda que o fato tenha acontecido apenas uma vez no Cora, é preciso cortar o mal pela raiz, assim não correm o risco de sofrer novamente com um comportamento parecido. Lee ainda pediu no e-mail que os homens nunca mais voltassem ao seu restaurante, já que não eram bem-vindos naquele local.

5 Dono de restaurante expulsou clientes que trataram mal garconete Ela vale mais do que seu dinheiro

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @cora.restaurant

“Você não precisa ser um homem de terno para ter respeito — é uma coisa mútua. Todo mundo merece respeito. Só porque eu sou uma jovem na função de gerente de restaurante não significa que eu mereça menos respeito, e eu não vou tolerar isso — nem Lee”, finalizou a jovem.

0 %