Comportamento

Dos palcos para o esquecimento: atriz Joana Fomm sucumbiu às dívidas e precisou pedir emprego na web!

Foto: Reprodução/ Rede Globo
capa fb Dos palcos ao esquecimento atriz Joana Fomm sucumbiu as dividas e precisou pedir emprego na web

Aos 82 anos, muitos fãs se perguntam o que aconteceu com a atriz, que há alguns anos usou o próprio perfil do Facebook para oferecer seus serviços como atriz ou jornalista.

Nascida em setembro de 1939, Joana Fomm começou sua trajetória de sucesso no fim da década de 1970 e estrelou novelas marcantes como “Sem lenço, sem documento”, “Dancin’ days”, “Corpo a corpo”, “Bambolê” e “Tieta”. Porém, com o passar dos anos, a atriz recebeu cada vez menos papéis, o que culminou em problemas financeiros, levando-a a contrair dívidas altas.

Em 2016, a famosa usou seu perfil do Facebook para fazer um apelo aos amigos e fãs, pedindo qualquer trabalho em sua área. “Amigos, estou precisando trabalhar. Como atriz ou jornalista. Tem horas que fica difícil ainda. Ainda não tinha encarado essa. Alguém precisa de mim?”, escreveu a atriz.

De acordo com a mídia, naquele ano, ela conseguiu trabalhos, inclusive quase não conseguiu responder a tanta gente que lhe enviou propostas. Nos anos seguintes, assumiu papéis em “Apocalipse”, “Magnífica 70”, “Sob pressão”, “República do Peru” e “Como se tornar o pior aluno da escola”, este último um longa-metragem.

Antes do apelo, a atriz contou à revista Época que estava “com a corda no pescoço” por conta de dívidas adquiridas nos últimos anos. Joana Fomm revelou que o empréstimo bancário estava acabando, que estava devendo taxas de condomínio onde morava e que o síndico já tinha até mesmo entrado em contato cobrando os valores.

2 Dos palcos ao esquecimento atriz Joana Fomm sucumbiu as dividas e precisou pedir emprego na web

Direitos autorais: reprodução Facebook/ Joana Fomm

A maior preocupação na ocasião era perder o apartamento, por isso cogitou vender o imóvel, já que estava em bom estado. Além de achar “sacanagem” o que estava passando, precisou reconsiderar, já que a venda de imóveis estava desvalorizada na época e o filho, com quem dividia a casa, é músico.

Câncer e problemas de saúde

Escalada para trabalhar em “Paraíso tropical”, Joana Fomm acabou se afastando do elenco quando descobriu um câncer de mama. Depois do tratamento e cura, a atriz precisou ficar de fora da novela “Insensato coração”, por causa de uma disautonomia, doença que comprometeu seus movimentos à época, pois é caracterizada por afetar o sistema nervoso.

3 Dos palcos ao esquecimento atriz Joana Fomm sucumbiu as dividas e precisou pedir emprego na web

Direitos autorais: reprodução Facebook/ Joana Fomm

Em alguns grandes portais, relatos de que a famosa teria sido afastada por causa de depressão também vieram à tona, mas nada foi confirmado pela atriz. Com o único desejo de voltar a trabalhar, ela também gravou uma comédia de terror chamada “Assombro”, da Disney, pouco antes da pandemia.

Durante o isolamento social, a famosa, assim como grande parte da população, permaneceu em casa, ao lado do filho, aguardando o momento oportuno para sair. “A carreira artística é muito difícil. São muitos altos e baixos. Mas eu tenho consciência que fiz trabalhos lindos e importantes na TV, no cinema e no teatro. Sinto que as oportunidades de trabalho vão rareando”, enfatizou a atriz.

Pandemia e novos trabalhos

4 Dos palcos ao esquecimento atriz Joana Fomm sucumbiu as dividas e precisou pedir emprego na web

Direitos autorais: reprodução/ Rede Globo

Atualmente com 82 anos, a atriz passou a quarentena no seu apartamento, no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, ao lado do filho, o músico Gabriel Fomm. Com a pandemia, a atriz ficou novamente sem trabalho, mas se divertiu vendo os memes de Perpétua, personagem que ressurgiu com a estreia de “Tieta” no Globoplay. “Sinto muita falta de trabalhar, e quero poder sair de novo”, disse ao jornal Extra em junho do ano passado.

Sabendo que era um momento difícil, ela disse que apenas esperava receber dinheiro da Globo pela reprise de “Tieta”. No momento, não se sabe se Joana Fomm está escalada para outra produção.