5min. de leitura

É assim que seu corpo o avisa de que sua tireoide não está funcionando bem

Você provavelmente já ouviu falar da tireoide alguma vez, pode ser que já tenha tido um problema com ela ou conhecido alguém que precisou fazer cirurgia para se libertar dele.


A tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada na frente do pescoço, ela tem a função de produzir hormônios que controlam a velocidade do nosso metabolismo, sistema que ajuda o corpo a usar energia, por isso, é fundamental que ela esteja sempre funcionando da melhor maneira possível.

Quando a tireoide está desequilibrada, podemos apresentar sintomas por todo o corpo e até mesmo diversos tipos de problemas de saúde. Portanto, precisamos saber como identificar os sintomas de seu desequilíbrio para cuidar dela da maneira certa.

Confira abaixo alguns dos sintomas mais comuns de uma tireoide desequilibrada:


1. Ganho ou perda de peso injustificável

Uma mudança drástica no peso, sem nenhuma justificativa, é um dos sintomas mais comuns de distúrbio da tireoide. Enquanto o ganho de peso indica baixos níveis de hormônios da tireoide, a perda de peso mostra que a glândula está produzindo mais hormônios do que o corpo precisa. Essas condições são conhecidas, respectivamente, como hipotireoidismo e hipertireoidismo.


2. Desconforto na garganta

Como dissemos, essa glândula está localizada no pescoço, abrangendo e garganta, por isso, se você sentir qualquer desconforto nessa área, que pode ser dor no pescoço ou na garganta, inflamação, ou uma mudança perceptível em sua voz, é recomendável ir ao médico o mais rápido possível, para que ele possa, imediatamente, investigar e descartar problemas na glândula.


3. Inchaço no pescoço

Inchaço no pescoço é um sinal de que algo pode estar errado com a sua tireoide, por isso  é preciso investigar esse sintoma assim que percebido, porque pode resultar em câncer, e quanto antes for identificado, melhor. Também pode indicar nódulos na tireoide.



4. Problemas de concentração

As pessoas que estão com a tireoide desequilibrada costumam experimentar grande dificuldade de concentração, bem como falhas de memória. Portanto, se você notar algum desses sintomas, investigue-o.


5. Alterações na frequência cardíaca

Os hormônios da tireoide afetam quase todos os órgãos do corpo, inclusive o coração, podendo alterar seriamente os seus batimentos. As pessoas com hipotireoidismo geralmente possuem frequência cardíaca mais lenta que o normal, enquanto aquelas com hipertireoidismo percebem seu coração mais acelerado. Palpitações e aumento da pressão sanguínea também são sintomas comuns dessa alteração.


6. Mudanças de humor ou de energia

Os distúrbios da tireoide afetam também os níveis de energia e humor das pessoas. O hipotireoidismo tende a fazer com que as pessoas se sintam cansadas, lentas e deprimidas, já o hipertireoidismo é conhecido por causar ansiedade, dificuldade para dormir, inquietação e irritabilidade.

Outros problemas também são atribuídos à tireoide desequilibrada, como:

Hipotireoidismo

  • Pele seca.
  • Unhas quebradiças.
  • Dormência ou formigamento nas mãos.
  • Prisão de ventre.
  • Períodos menstruais desregulados.

Hipertireoidismo

  • Fraqueza muscular.
  • Mãos trêmulas.
  • Problemas de visão.
  • Períodos menstruais desregulados.

Se você notar alguns desses sintomas em si mesmo, procure um profissional e se cuide, especialmente se for mulher.

Ter a tireoide controlada é essencial para que possamos viver de forma saudável e feliz!

Compartilhe essas informações com seus amigos nas redes sociais!

 

*Nota: as informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Tharakorn Arunothai/123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.