É ISSO QUE A COR DE SUA URINA REVELA SOBRE SUA SAÚDE

A urina é formada por resíduos líquidos do seu corpo. A sua urina é uma combinação de água, sal e produtos químicos chamados uréia e ácido úrico, que são formados quando seus rins filtram seu sangue de produtos residuais. Medicamentos, doenças e certos alimentos podem afetar a cor e cheiro de sua urina. A cor, consistência e cheiro de urina podem indicar certas coisas sobre a sua saúde, como o quão hidratado você é, se há uma infecção na bexiga ou trato urinário, ou se os seus rins estão funcionando corretamente.

O que a cor da sua urina revela sobre sua saúde:

Cor amarela

A sua urina deve ser uma cor ouro pálido. A cor vem do urochrome, um pigmento que seu corpo fabrica. Se a sua urina é clara, ou você é muito bem hidratado, devido a beber muita água, ou está tomando um diurético que ajuda o corpo a se livrar de resíduos líquidos. Se a sua urina é uma cor de mel escuro, então você provavelmente está um pouco desidratado. Você deve beber líquidos, de preferência água, mas pura, suco de frutas ou vegetais. Você deve ficar longe de bebidas com cafeína, café, refrigerante, chá ou bebidas energéticas, pois a cafeína é um diurético natural e vai desidratá-lo mais rapidamente.

é isso que a cor2


Rosa ou avermelhada

Alguns alimentos como cenoura e beterraba podem deixar sua urina de uma cor ligeiramente rosada. Alguns medicamentos, como o antibiótico rifampicina ou fenazopiridina, usado no tratamento de infecções do trato urinário, também podem deixar sua urina com uma cor rosa. Também pode haver sangue na urina, o que pode ser um sinal de doença renal, infecções do trato urinário, problemas de próstata, pedras nos rins ou um tumor. Sempre consulte seu médico se a sua urina estiver com uma cor vermelha ou rosa. Exercício extremo também pode deixar a sua urina rosa ou a cor de cola, devido a lesão muscular e danos nos rins.


Laranja

Os mesmos medicamentos e antibióticos que deixam a sua urina rosa ou vermelha, podem deixá-la com uma cor laranja. Altas doses de vitamina B2 também podem deixar a sua urina laranja. Uma urina dessa cor também pode ser um sinal de que você está desidratado ou com um problema no fígado. Consulte o seu médico se você está bebendo muita água, não está usando esses antibióticos, e ainda assim está com a urina laranja. Se você também tem fezes claras e pele e olhos amarelados, pode ser um sinal de que o seu fígado não está funcionando corretamente.


Azul ou verde

Alguns outros medicamentos, como o anestésico propofol ou o remédio para alergia prometazina, podem tornar a sua urina de cor verde ou azul. A cor verde também pode ser resultado de uma infecção bacteriana por pseudomonas. Se a cor não for embora depois de alguns dias, consulte o seu médico.

é isso que a cor3


Vermelho escuro ou marrom

Uma urina de cor vermelha ou castanha é uma característica de identificação de porfiria, um distúrbio genético raro e herdado das células vermelhas do sangue. Ela também pode indicar doença hepática. Você também pode estar muito desidratado. Consulte o seu médico se esta condição persistir.


Espumosa

Independentemente da cor, se a sua urina parece espumosa, você pode estar eliminando um monte de proteínas através da urina, o que pode indicar um problema com os seus rins, e você deve ir ao médico imediatamente.


Nublada

Infecções do trato urinário e pedras nos rins podem fazer sua urina parecer nublada.

é isso que a cor4


Cheiro

Quando você está desidratado, a urina é muito concentrada e tem um cheiro forte de amônia. Alguns alimentos, como aspargos, farão com que a sua urina tenha um cheiro forte, assim como alguns medicamentos e vitaminas como a B6.


Coisas que você não vê

Há coisas em sua urina, como pequenos níveis de sangue, que não vão deixar a urina de uma cor diferente, ou o açúcar, que poderia ser um indicador de diabetes. Certifique-se de fazer exames anuais que devem incluir um exame de urina, para verificar se há essas coisas invisíveis.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Power of Positivity



Deixe seu comentário