EmoçõesSaúde

É isso que a negatividade faz para sua saúde

é isso que a

Que estranho seria se você pudesse pensar-se com problemas de saúde. Na verdade, isso já existe. É o chamado “efeito nocebo.”



“Há muito sabemos que as expectativas de uma doença podem ser tão perigosas como um vírus”, escreve David Robson para a BBC. “Vômitos, tonturas, dores de cabeça e até mesmo a morte, podem ser desencadeadas através apenas da crença.”

É isso mesmo – até mesmo a morte.

Registros mostram que, no século XVIII, alguns estudantes de medicina em Viena decidiram fazer uma brincadeira com um assistente bem odiado. Eles vendaram o homem e o disseram que ele seria decapitado. Quando os estudantes derrubaram uma toalha molhada em sua cabeça, ele estava tão convencido de que era uma faca que morreu no local.


e-isso-que-a2

Essa é uma história verídico.

Mas o efeito nocebo não é sempre desencadeado por este tipo de trauma dramático. Não, é geralmente muito mais sutil.

Veja alguns tipos de pensamento negativo e explore suas implicações para a saúde:


Padrão de pensamento negativo # 1 – O cinismo

O cinismo é uma desconfiança geral de outros seres humanos. É uma visão de mundo cada vez mais comum – e isso é muito lamentável, uma vez que os pesquisadores ligaram o cinismo a um aumento do risco de demência.

A demência é apenas uma armadilha do cinismo. Em 2009, os pesquisadores a ligaram a um aumento do risco de doenças cardíacas em mulheres.

Padrão de pensamento negativo # 2 – A hostilidade


Se você quer ter um acidente vascular cerebral, seja um idiota. Esse conselho é baseado em um estudo de 2014. No estudo, os indivíduos que tiveram porcentagens mais altas de hostilidade, exibiram um maior risco de derrame.

Os pesquisadores não conseguiram descobrir exatamente o motivo disso. Porém, têm algumas teorias, que vamos explorar após o ponto # 3.

Padrão de pensamento negativo # 3 – A raiva crônica

A palavra-chave é “crônica”. A raiva é uma emoção totalmente normal; é apenas problemática quando se torna uma “disposição permanente ou perspectiva mais habitual no mundo”, como Dr. Emiliana Simon-Thomas coloca.


Em outras palavras, se você andar por aí ficando chateado com tudo, vai ter um momento ruim. Ruim como? Como um risco 19% maior de doença cardiovascular e um risco 70% maior de morte por câncer de som.

Mas por quê?

e-isso-que-a3

O impacto negativo da raiva é talvez o mais fácil de explicar. A raiva coloca o seu corpo em modo de “luta ou fuga”. Seus níveis de cortisol e frequência cardíaca aumentam, enquanto seus vasos sanguíneos apertam. Se você está constantemente com raiva, isso acontece – bem, constantemente. Isso prejudicas as paredes das artérias.


A forma como a raiva aumenta o risco de câncer poderia fornecer uma pista de como a hostilidade e cinismo impactam o corpo.

Mesmo o mais saudável dos corpos está sob bombardeio constante de agentes cancerígenos e outras toxinas.

Pode ser que uma mente negativa inibe recursos que devem ser usados para combater essas coisas.

Ou talvez exista algo mais que torna o pensamento negativo tão poderoso.


___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: David Wolfe

À minha amiga mulher, é assim que você merece ser tratada

Artigo Anterior

Elegância desobrigada

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.