Reflexão

É por isso que as pessoas que leem vivem mais tempo!

é por isso3

 



Pesquisadores da Yale identificaram uma fonte bastante incomum da longevidade. Não é uma fruta ou planta. Você não precisa de uma receita médica para usufruir desse benefício.

Na verdade, tudo o que você precisa é ir à biblioteca mais próxima.

Depois de mais de uma década de pesquisa, Avni Bavishi e sua equipe de pesquisa na Universidade de Yale concluíram que a leitura não apenas te torna mais inteligente – ela realmente acrescenta anos à sua vida.


O estudo

Pesquisadores juntaram 3.635 indivíduos com idade superior a 50 e os dividiram em três grupos. O primeiro grupo não lia nada, o segundo lia três horas e meia por dia, em média. O terceiro grupo lia três horas e meia ou mais por semana.

Os indivíduos do segundo grupo eram 17% menos propensos a morrer, quando comparados àqueles que não liam. As pessoas do terceiro grupo tiveram 23% menos probabilidade de morrer.

As pessoas do terceiro grupo, além de terem menor probabilidade de morte; também viveram uma média de 23 meses a mais do que os seus colegas participantes.



O que está em jogo aqui?

e-por-isso

Os autores do estudo dizem que a leitura proporciona dois benefícios que se traduzem em uma “vantagem de sobrevivência.”


O primeiro é o envolvimento cognitivo que “ocorre conforme o leitor estabelece conexões com outras partes do material, encontra aplicações para o mundo exterior, e faz perguntas sobre o conteúdo apresentado.”

Em segundo lugar, os investigadores dizem que a leitura incentiva “empatia, percepção social e inteligência emocional, que são processos cognitivos que podem levar a uma maior sobrevivência.”

Estes efeitos aplicam-se principalmente à leitura de livros.

“Nós tínhamos visto alguns efeitos mistos na literatura anteriormente, que pareciam indicar que pode haver uma vantagem de sobrevivência na leitura em geral”, disse Bavishi ao The Guardian.


“No entanto, ficamos impressionados com a magnitude da diferença de efeito entre a leitura de livros e leitura de jornais / revistas.”

Os pesquisadores não especificaram que tipo de livros seus entrevistados leram, mas é bastante provável fossem livros de ficção; um relatório de 2009 feito pelo National Endowment for the Arts revelou que esse era o tema preferido de 87% de todos os leitores de livros.


Benefícios adicionais da leitura


e-por-isso2

A leitura não se limita a conceder-lhe um extra de dois anos de vida – ela também garante que esses dois anos sejam super incríveis!

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: David Wolfe


É assim que você perderá a menina que te fazia sentir-se completo…

Artigo Anterior

Ela não merece o que você está fazendo com ela…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.