3min. de leitura

É POR ISSO QUE DEVERÍAMOS TRABALHAR APENAS 4 DIAS POR SEMANA, DE ACORDO COM A CIÊNCIA:

Você já se sentiu sobrecarregado? Provavelmente sim.


Para muitos de nós, se sentir sobrecarregado leva a mais estresse e uma menor qualidade de vida. Sentimos falta de diversão. Excesso de trabalho pode ter um impacto sobre a nossa saúde e nossos relacionamentos.

Infelizmente, ficar mais tempo em sua mesa não significa necessariamente que você está trabalhando mais. Depois de um certo número de horas, as pessoas se cansam e se distraem. Segundo K. Anders Ericsson, especialista em psicologia do trabalho, encurtar a semana de trabalho pode levar a uma maior produtividade e aumento da moral dos funcionários.


O excesso de trabalho leva à diminuição da produtividade


Os estudos da Ericsson mostraram que quando as pessoas estão sobrecarregadas de trabalho, as bancas de produção e o desempenho sofrem. Depois que sua produtividade atinge o ponto mais alto, ela começa a cair.

A Ericsson descobriu que os gerentes que encurtaram a semana de trabalho de seus empregados encontraram retornos significativos em seu investimento em termos de produção e retenção de funcionários, juntamente com a felicidade pessoal e profissional.


E quanto a semana escolar?


Uma semana escolar de quatro dias foi introduzida para o quarto e quinto ano no estado do Colorado (EUA), como um experimento. O estudo mostrou aumentos nas notas de testes dos alunos que estudaram por apenas quatro dias, em comparação com aqueles que frequentaram a escola durante os cinco dias. Pontuações matemáticas subiram 12%.


Benefícios de encurtar a semana de trabalho

Algumas evidências sugerem que a solução pode não estar necessariamente em trabalhar menos horas, mas em como a empresa aloca o tempo. Em 2008, o ex-governador de Utah Jon Huntsman implementou um plano para reorganizar a semana de trabalho. Quase 75% dos funcionários públicos passaram de cinco dias de oito horas de trabalho para quatro dias de 10 horas.

O dia extra economizou recursos públicos que eram normalmente usados ​​para aquecer, arrefecer e alimentar os edifícios. A mudança também aumentou a moral dos trabalhadores. Os funcionários aproveitaram o dia de folga extra.

Os resultados dos estudos da Ericsson sugerem que mesmo uma simples redistribuição do tempo de trabalho pode acabar tendo enormes benefícios para as empresas e seus funcionários. Encurtar a semana de trabalho pode levar a menos estresse, maior moral dos funcionários e maiores níveis de produtividade.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: David Wolfe





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.