ComportamentoCuriosidades

É por isso que os homens sempre pensam que as mulheres estão flertando com eles

A maioria das mulheres provavelmente já passou pela situação de simples atos, como dar  risada de uma piada, um tapinha reconfortante no ombro, ou mesmo apenas mostrar o menor interesse em uma conversa serem erroneamente interpretados como uma paquera.



Os homens heterossexuais, de acordo com uma pesquisa, são muito mais propensos do que mulheres heterossexuais a se convencerem de que alguém está romanticamente interessado neles, quando, na verdade, não está.

Mas por que esse fenômeno ocorre? Bem, existem duas teorias, e, claro, é uma batalha clássica entre natureza e criação.

A Teoria da Gestão do Erro diz que os homens foram biologicamente ligados ao interesse sexual de mulheres, por isso nunca perdem a oportunidade de plantar sua semente. As mulheres, por outro lado, têm evoluído no conhecimento do interesse sexual para não correrem o risco de serem engravidadas por um cara esquisito.


No outro lado da argumentação está a Teoria dos Papéis Sociais, que diz que as normas da sociedade determinam como homens e mulheres interagem entre si. Então, equívocos entre homens são mais suscetíveis de acontecer em lugares que não possuem igualdade de gênero, enquanto os níveis de má interpretação entre homens e mulheres são provavelmente mais semelhantes em locais com maior igualdade de gênero.

A fim de chegar ao fundo deste mistério, Mons Bendixen, um psicólogo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, decidiu replicar um estudo norte-americano de 2003, mas desta vez na Noruega, que tem uma sociedade que é geralmente considerada a ser mais igualitária .

“A Noruega é muito sexualmente liberal em comparação com os EUA. Uma mulher norueguesa pode desempenhar um papel mais ativo e pró-ativa no namoro do que um americano sem estar sujeita ao mesmo grau de derrogação,” Bendixen explicou ao New York Magazine.

Para testar essa hipótese, Bendixen recrutou 308 estudantes universitários heterossexuais com idades entre 18 e 30 anos e fez a todos o mesmo conjunto de perguntas. Ele descobriu que 88% das mulheres relataram que sua simpatia tinha sido mal interpretada como uma espécie de paquera, enquanto apenas 70,6% dos homens relataram o mesmo. Estes resultados são muito semelhantes aos do estudo com base nos EUA.


De acordo com Bendixen, isso significa que a Teoria da Gestão do Erro (natureza) ganha sobre a Teoria dos Papéis Sociais (educação). Em outras palavras, a interpretação de sinais de paquera dos homens tem mais a ver com a evolução do que a desigualdade de oportunidades para homens e mulheres ou uma cultura misógina.

Então, se essa informação te ajuda ou não a lidar com o sorriso que se abre no rosto de um cara quando você está apenas tentando ser gentil com ele, isso vai de você. Enquanto você revira os olhos pela enésima vez, tente ter em mente que ele ainda tem um pouco de homem das cavernas em seu DNA.

 

Traduzido pela equipe de O Segredo


Fonte: Mind Body Green

A arte de elogiar as pequenas coisas

Artigo Anterior

Feliz para sempre, agora! (4 maneiras de se apaixonar pelo seu momento presente)

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.