É preciso ter sensibilidade e humildade para servir!



Depois de ouvir o comentário de um colega reclamando que os amigos, vizinhos e parentes, estão sempre procurando por ele, pedindo ajuda e favores, lembrei-me de um ditado que ouço desde a infância e que está atribuído ao líder pacifista indiano, Mahatma Gandhi, que diz:

“Quem não vive para servir, não serve Para viver”.

Imagino que ao ler esta frase você certamente ficará em dúvidas quanto à aplicação literal destas palavras.

Talvez você até discorde por entender que seria um absurdo dizer que alguém não serve para viver simplesmente porque não possui o hábito de ajudar o seu semelhante.

Porém, se entendermos a vida como um processo contínuo de desenvolvimento, uma oportunidade de crescimento espiritual e emocional, veremos que a convivência é uma ótima ocasião para exercermos nossas qualidades e, provavelmente, servir é uma delas.

Poder trabalhar em favor de alguém, sem esperar por reconhecimento ou pagamento, pode ser uma dádiva.

Nessa mesma linha de pensamento esbarramos em outra frase memorável: “É melhor servir do que ser servido”, pois quando nos colocamos a serviço do outro nos colocamos à disposição do bem comum.

Enquanto servimos, nós nos mostramos prósperos em bens e sentimentos.



Servir ao próximo não é uma atitude ou necessidade atual, desde os primórdios o homem sente necessidade de auxiliar o seu semelhante e de ampará-lo diante das dificuldades.

E o maior exemplo de doação ao próximo pode ser encontrado no Evangelho de Mateus 20:20-28 ao se referir ao grande mestre Jesus Cristo quando escreve: “Assim como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”

Sendo este, sem dúvidas, o maior exemplo de humildade e amor ao próximo que se tem conhecimento e que deve ser seguido.

Sabemos que em um mundo cada vez mais individualista onde as pessoas estão preocupadas em resolver seus próprios problemas, praticamente não sobra tempo para olhar para quem está a nossa volta. Temos tantas prioridades que fica difícil perceber as necessidades do outro, mesmo assim é preciso ter sensibilidade e humildade para servir!

Servir ao próximo é um dos atos mais nobres existentes na face da terra, independe de status social, religião ou cultura.

Porque nem sempre a necessidade é material, muitas vezes ela pode ser suprida através de uma visita a alguém doente, num asilo, numa creche ou até mesmo doar um pouco do nosso tempo em favor daqueles que estão carentes.

Uma simples palavra de afeto e carinho podem mudar o dia de alguém.

Desejo que você viva para servir e que servindo você seja muito feliz!






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.