4min. de leitura

É você quem toma as grandes decisões da sua vida! Carpe Diem!

O valor das coisas reside na intensidade e plenitude com que são vividas! Carpe Diem!

Autoavaliar-se diante dos próprios equívocos é essencial para auxiliar nossos processos de lapidação e melhoria pessoal, mas não é saudável permitir que os defeitos dos outros nos desestabilizem. Precisamos exercitar a faculdade de não nos identificar com o mal que vem de fora.


A irritação não soluciona problemas. A reclamação não altera o curso dos acontecimentos. A grosseria e o mau humor apenas dificultam as relações com as outras pessoas.

A depressão e o rancor absolutamente não abrem os caminhos. A fofoca somente denigre e deturpa. Pare de perder tempo!

Reflita, antes de dar uma resposta irônica e grosseira, de tomar uma atitude que possa prejudicar alguém, de discutir por uma bobagem ou de elevar o seu tom de voz. Procure não agir negativamente de forma gratuita. Busque ser tolerante com aqueles que não compartilham das suas ideias ou visão de mundo. Em um momento iluminado, o escritor, letrista e jornalista Paulo Coelho redigiu: “Não existe nada completamente errado no mundo. Mesmo um relógio parado consegue estar certo duas vezes ao dia”.


Perceba: o valor das coisas não reside no seu tempo de duração, mas na intensidade e plenitude com que são vividas.

As feridas cicatrizam; as dores desaparecem; a escuridão dá lugar a uma nova aurora; a calma vem naturalmente após o nervosismo; os galhos das árvores cortados pelo homem dão origem a novos brotos; as lágrimas param de cair e o sorriso volta a aparecer…

Sinceridade e espontaneidade são características essenciais de pessoas que, além de felizes, são queridas por aqueles com quem convivem. Precisamos recuperar o espírito do coletivo, em vez de somente abastecer o egocentrismo. A vida não deve ser economizada para amanhã! É preciso parar de empurrar a sujeira para debaixo do tapete.


Não podemos mais adiar decisões relacionadas àquilo sobre o qual temos controle: nós mesmos. 

A expressão “carpe diem”, do poeta romano e filósofo Horácio, significa “aproveite o dia”! É um verdadeiro bálsamo de sabedoria, que atravessou o tempo. Lembra-nos da importância de viver o momento presente, bem como de estarmos despertos e atentos para as chances e oportunidades que a vida nos concede aqui e agora.

A sua verdade está dentro de você, inteiramente acessível e disponível para a sua própria apreciação. Você é livre para escolher o padrão de felicidade ou de infelicidade com o qual deseja conviver.

Lembre-se: é você quem toma as grandes decisões da sua vida!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: prakobkit / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.