Está com dívidas no Serasa? Você não é o único. Até fevereiro de 2024, mais de 1/3 dos brasileiros estavam inadimplentes. E grande parte dessas pessoas não fazem ideia do que acontece com as suas dívidas quando elas passam o período de 5 anos.
Reunimos algumas informações oficias do Serasa para te ajudar a entender melhor o processo das suas dívidas.
O que acontece com as dívidas após cinco anos?
“Depois de 5 anos, as dívidas são automaticamente eliminadas do sistema do Serasa”. Isso o que muita gente pensa, mas as coisas não funcionam bem assim.
Imagine que você pegou um empréstimo com o banco. Ele te emprestou o dinheiro e você deverá fazer o pagamento desse valor com juros, assim como indicado no contrato. Após 5 anos, essa dívida continuará existindo, mesmo que não conte mais nos registros de inadimplência.
Isso significa que você tem a obrigação de pagar essa dívida. E se deixar de pagar alguma das parcelas, você automaticamente ficará inadimplente em relação à dívida. Você estará devendo ao banco até que faça o pagamento.
O que é uma dívida caduca?
Uma dívida caduca é aquela que já tem mais de 5 anos. E o termo “caducar” está associado ao prazo que os birôs de crédito, como a Serasa, têm para manter o nome do consumidor negativado.
Após cinco anos, ainda que a sua dívida exista, ela não poderá mais constar nos registros de inadimplência. Ou seja, não gerará mais negativação.
Mas como explicamos no tópico anterior, quando uma dívida caduca, a única coisa que muda é o que o nome do devedor não poderá mais ser negativado. A dívida continuará existindo e poderá ser cobrada de outras formas.
O que acontece se eu não pagar uma dívida?
Não pagar as suas dívidas pode levar àquelas ligações nada agradáveis de cobranças, protestos e até mesmo processos judiciais que podem levar à penhora do bem do devedor, em determinados casos.
E você não está isento desses tipos de cobrança apenas porque a sua dívida caducou. Portanto, o mais recomendado é sempre buscar oportunidades de negociação para que a sua situação não fique ainda mais complicada.
Dívidas com banco ou cartão de crédito caducam?
Sim, essas dívidas também caducam, mas é importante estar atento. Após cinco anos, você não poderá mais permanecer negativado por conta dessas dívidas, mas ao mesmo tempo também terá dificuldade de conseguir qualquer serviço com os bancos, como financiamento, empréstimo e novos cartões, por exemplo.
Isso acontece porque os bancos ainda têm acesso às suas informações de inadimplência, que ficam registradas em no Registrato (do Banco Central) e no Cadastro Positivo, por exemplo.
É melhor esperar a dívida caducar?
Muitas pessoas acreditam que esperar a dívida caducar é uma boa estratégia para organizar a sua vida financeira. Mas se trata de uma medida desencorajada. Isso porque além das cobranças e das restrições em serviços futuros, os juros vão aumentando com o tempo.
Estar inadimplente vem acompanhado de muita dor de cabeça. Portanto, o melhor a fazer é busca negociar e quitar a dívida o quanto antes.
Como negociar uma dívida antiga com o Serasa?
Se você quer sair da inadimplência e negociar uma dívida com o Serasa, o primeiro passo é acessar o portal do Serasa Limpa Nome baixar o aplicativo móvel no seu dispositivo.
Em seguida, crie uma nova conta ou faça login na sua conta já criada e analise as opções de acordo disponíveis para você.
Escolha aquela que esteja mais de acordo com a sua realidade, escolha e forma de pagamento e confirme o acordo.
Pronto. Agora você já poderá regularizar sua situação e evitar problemas futuros.
Esperamos que essas informações tenham te ajudado a entender melhor como lidar com as suas dívidas. E lembre-se, para evitar a inadimplência, o melhor caminho é sempre ter um bom planejamento financeiro e uma reserva para emergências.
Se interessou por este conteúdo? Veja também: Como ganhar 100 reais por dia? 12 maneiras de aumentar a renda