3min. de leitura

Educar os filhos dá muito mais trabalho do que simplesmente cuidar…

Você sabe como colocar limites nos seus filhos? A grande maioria dos pais não sabem.

Mas por que não conseguem?


Na correria dos dias atuais, a educação está sendo terceirizada para as babás, creches e professores.

Como os pais têm pouco tempo para ficar com os filhos, não querem ficar reclamando do comportamento deles e acabam mimando-os.

As crianças ganham presentes para compensar a ausência dos pais, que por sua vez sentem-se menos culpados pelo tempo que não dedicam aos filhos.

Mas o que realmente importa não é a quantidade de tempo e sim a qualidade!


Se você tiver 30 minutos por dia para dar atenção a seu filho de verdade, valerá mais do que passar o dia com ele e não lhe dar nenhuma atenção. Ouça seu filho, diga que o ama e o quanto ele é importante para você, mas entenda que seu papel é educá-lo e prepará-lo para a vida e não satisfazer suas vontades.

Quando você diz não para seu filho está dizendo até onde ele pode ir. Mas se a mãe diz não e o pai diz sim está tirando a autoridade um do outro, e seu filho vai usar isso contra vocês. Então estejam sempre de acordo.

Algumas mães dizem que falam dez vezes e o filho não escuta, mas quando fala onze aí ele sabe que é de verdade… É exatamente isso que acontece!


A criança sabe quando os pais falam pra valer, então enquanto isso não acontece, não obedece, pois procura vencer o adulto pelo cansaço e isso funciona muitas vezes. Algumas crianças usam o choro para manipular os pais e param de chorar assim que conseguem o que querem.

Se os pais fizerem o que elas querem uma vez, os filhos irão repetir esse comportamento por muitas outras vezes.

Fiquem atentos se o choro é de dor ou de birra! Então, que tal fazer valer o seu “Não” na primeira vez? Pois seu filho não terá todas essas chances na vida, na escola ou na sociedade.

Prepare seu filho para o mundo! Esse é o papel dos pais, não é da escola e nem da sociedade, mas, se os pais não o fizerem, eles aprenderão de qualquer jeito e não da forma correta.

Eduque seus filhos com amor e dedicação, pois isso dá mais trabalho do que simplesmente cuidá-los.  

_______

Direitos autorais da imagem de capa: stockbroker / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.