Comportamento

“Ele só rouba, mas é um bom menino.” Família defende jovem pego roubando

Foto: Reprodução
Capa facebook Ele so rouba mas e um bom menino Familia defende jovem pego roubando

Rapaz atacou uma senhora, os vizinhos perceberam e o perseguiram, até que conseguiram detê-lo!

O que você faria ao presenciar uma cena de maltrato ou roubo? Muitos ficariam desesperados, assustados e paralisados; outros, mesmo com o perigo da situação, reagem impulsivamente e se sentem corajosos, assim decidem ir atrás do criminoso ou fazer algo para trazer justiça às vítimas. Casos assim acontecem principalmente em locais onde a ação policial ou a legislação penal é ineficaz e os criminosos saem impunes.

Em março de 2021, um vídeo tomou conta das redes sociais quando Adolfo Enriquez Vanderkam publicou em seu Facebook uma ocorrência perto de casa. Um rapaz é apreendido por vizinhos que o viram atacando uma senhora e tentando roubar sua bolsa. Detido por essas pessoas, de repente a família do ladrão chega para tentar defendê-lo, mas sem sucesso.

É possível ver quando o suposto ladrão foi detido pelo grupo de vizinhos, que o acusam de ter roubado a bolsa de uma mulher. O jovem está dentro do carro, supostamente de um dos moradores do bairro, no banco traseiro, enquanto alguém, do banco do passageiro, filma a cena. O suspeito mantém as mãos para trás, como se algemas o mantivessem detido.

Imagem 1 Ele so rouba mas e um bom menino Familia defende jovem pego roubando

Direitos autorais: Reprodução Facebook / Adolfo Enriquez Vanderkam

O mais curioso é que mesmo com a atitude errada do rapaz, a família se colocou a favor dele, defendendo-o das acusações das testemunhas. De acordo com o ABC El Recreo, o caso aconteceu no bairro de Paseos de La Castellana, na cidade de León, no México. Detido pela vizinhança, o ladrão grita várias vezes, durante o vídeo, queixando-se de dor por estar detido e com medo do que poderia acontecer com ele.

“Moradores do bairro Paseos de La Castellana perseguiram esse rato, que momentos antes havia agredido uma mulher. Chegaram ao bairro 10 de Mayo, onde mora o ladrão, e seus parentes saíram para defendê-lo, argumentando que ‘ele só rouba, mas é um bom menino’ e ‘não faz mal a ninguém’. Os familiares até começaram a gravar, para denunciar os maus-tratos contra o seu ‘anjinho’. O que vocês acham disso?”, escreveu Adolfo Enriquez na publicação do seu Facebook.

Imagem 2 Ele so rouba mas e um bom menino Familia defende jovem pego roubando

Direitos autorais: Reprodução Facebook / Adolfo Enriquez Vanderkam

Uma mulher, que está bem próxima do carro, com o celular apontado para cena, registrando todos os detalhes, repreende as pessoas que detiveram o jovem e ainda exige que elas o liberassem imediatamente pelo simples fato de não serem agentes de segurança. “Por que você está se intrometendo?”, questionou a mulher, enquanto o criminoso gritava de dor, já que suas mãos estavam presas. No entanto, as pessoas explicaram que ele teria roubado uma mulher, por isso iam mantê-lo ali até a polícia chegar.

A publicação de Adolfo Enriquez viralizou na internet e atualmente está com 4,4 mil reações, 35 comentários e 1,8 compartilhamentos no Facebook. Ainda segundo informações do ABC El Recreo, o ladrão teria atacado uma idosa, fazendo com que alguns vizinhos reagissem, perseguindo-o até sua casa. Cansados da insegurança da região, eles conseguiram imobilizá-lo, mas a família do ladrão apareceu em seguida, pedindo para soltarem o rapaz.

Imagem 3 Ele so rouba mas e um bom menino Familia defende jovem pego roubando

Direitos autorais: Reprodução Facebook / Adolfo Enriquez Vanderkam

Querendo fazer justiça com as próprias mãos, a comunidade se organizou imediatamente para pegar o ladrão e não deixou o rapaz sair impune. De mãos para trás e posição desconfortável dentro do carro, o rapaz teve de esperar até a polícia chegar ao local para que os vizinhos pudessem finalmente deixar que os verdadeiros responsáveis pela segurança da comunidade fizessem seu trabalho: prender o criminoso e fazer justiça aos envolvidos.