4min. de leitura

Em alguns momentos, a melhor coisa que podemos fazer é fingir ser cegos, surdos e mudos

Nem tudo merece uma reação da nossa parte, e se o nosso impulso for sempre reagir diante de algum tipo de ferida, é muito provável que nos encontremos sempre com o coração partido.


Algumas situações cotidianas realmente nos levam ao limite. Precisamos conviver com pessoas que pensam e agem de forma totalmente diferente da nossa e com as quais, nem sempre, as nossas diferenças se encaixam de maneira saudável.

Temos muitas opções quando se trata de reagir aos acontecimentos negativos que experimentamos em nossa rotina mas, com certeza, o mais saudável, na maioria das vezes, é nos fingir de cegos, surdos e mudos. Precisamos ver e escutar cada coisa que, se formos lhes dar atenção, podemos prejudicar a nós mesmos e os relacionamentos com as pessoas ao nosso redor.

As pessoas em nossa vida podem ser fofoqueiras, manipuladoras, falsas, mentirosas e muito mais. Elas podem inventar mentiras sobre nós para benefício próprio, tentar destruir nossas amizades, impedir o nosso crescimento e sabotar o nosso sucesso, e, por mais triste que seja, nem todo mundo que está ao nosso lado realmente deseja a nossa felicidade, por isso precisamos nos proteger.


Se tentamos lutar contra essas pessoas, na maioria das vezes, tudo o que conseguimos são apenas mais dores e arrependimentos.

Elas parecem ter um veneno único, capaz de destruir a nossa confiança e nos fazer entrar em seu jogo mental negativo, portanto, a nossa melhor solução é ficar em silêncio.

Por mais que muitas pessoas pensem assim, a verdade é que escolher silenciar não é um sinal de fraqueza, não é “fugir da luta” ou permitir que a outra pessoa pense que está no domínio da situação. Silenciar ou fingir que não viu ou viu alguma coisa são táticas de autopreservação.

Nem tudo merece uma reação da nossa parte, e se o nosso impulso for sempre reagir diante de algum tipo de ferida, é muito provável que nos encontremos sempre com o coração partido.


O silêncio precisa ser mais valorizado, porque o seu efeito em nossa vida é transformador.

Quando escolhemos simplesmente ignorar uma atitude negativa de outra pessoa, poupamos o nosso espírito, mente e vivemos mais tranquilos. Quando fingimos que não percebemos algo acontecendo, permitimo-nos esquecer e focar no que realmente importa. Fazemos um bem inexplicável para a nossa saúde emocional.

É claro que, em alguns casos, precisamos sim reagir, mas devemos escolher com muita sabedoria esses momentos, para que não acabemos com mais problemas do que os necessários. A maioria das situações às quais somos expostos não são tão importantes a ponto de compensar o nosso desgaste emocional.

Então, não perca sua paz interior por pouca coisa, apenas sorria e siga em frente, assim a sua vida será bem melhor.

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 9nong/123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.