Pessoas inspiradoras

Em luta contra a esclerose múltipla há 20 anos, Cláudia Rodrigues celebra conquistas: “Eu não desisto”

Nas redes sociais, a atriz comemorou a melhora da sua saúde. Confira!



A esclerose múltipla é uma doença crônica neurológica autoimune. Costuma atingir pessoas entre 20 e 50 anos de idade e destrói a cobertura protetora dos nervos, causando distúrbios na comunicação entre o cérebro e o resto do corpo.

São muitos os sintomas da doença, que podem variar entre dor, fadiga, perda da visão e comprometimento da coordenação motora. Tanto em gravidade quanto em duração, eles variam conforme o caso.

A atriz brasileira Cláudia Rodrigues, 51, famosa por papéis como o da diarista Marinete e por estrelar produções como “Sai de baixo”, “Zorra total”, entre outros, é uma das pessoas que convivem com a doença.


Cláudia descobriu a esclerose múltipla há mais de 20 anos, no auge dos 30, e desde então tem travado uma grande luta contra a doença. No ano de 2014, ela decidiu deixar a sua carreira de lado para focar na sua reabilitação, e desde então tem passado por altos e baixos.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@claudia_rodrigues_oficial.

Nessas duas décadas de tratamento, já foi internada oito vezes, conforme diversas declarações da atriz sobre a sua realidade. Uma matéria do Extra de dezembro de 2020 conta que, durante uma entrevista, Cláudia afirmou que não aceitava sua doença no princípio e que tinha bastante medo de ser rejeitada e de as pessoas se afastarem dela.

A atriz também contou que tinha “um programa maravilhoso”, que acabou perdendo, e que sentia que tudo estava “desmoronando, como um castelo de areia”. No entanto, nos tempos atuais, ela pode perceber que a doença lhe trouxe “muita fé” e que se aproximou bastante de Deus.


Na ocasião, Cláudia chegou a afirmar que não tem medo da morte. Este ano, em julho, Cláudia voltou a ser internada no Hospital Albert Einstein (SP), com suspeita de surto de esclerose múltipla e infecção, mas conseguiu se recuperar novamente e apareceu em seu perfil no Instagram, onde é bastante ativa, para falar com os amigos e fãs sobre seu estado de saúde.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@claudia_rodrigues_oficial.

Em uma publicação de 20 de julho, a atriz agradeceu todo o carinho e orações que recebeu enquanto esteve internada, disse que estava melhor, que voltaria para casa para matar a saudade da filha e que voltaria com os treinamentos de readaptação, afirmando que não desiste. Sua perseverança tocou o coração de muitas pessoas, que a chamaram de “fênix” e lhe desejaram muita saúde.


Mulher adota morador de rua que teve alta hospitalar e não tinha para onde ir!

Artigo Anterior

Walkyria Santos pede lei contra haters: ‘Não consegui salvar meu filho’

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.