Comportamento

Em muitas ocasiões, é melhor ter paz do que estar certo

em muitas ocasiões2

Você já parou para contar quantas vezes comprou brigas desnecessárias, apenas pelo desejo de mostrar o seu ponto de vista ou de provar que estava certo?



Provavelmente você se surpreenderia o perceber quanto tempo de sua vida já gastou com discussões assim.

O hábito de provar estar certo a todo custo parece ser cada vez mais comum. Muitas pessoas sacrificam relacionamentos e a própria paz interior nessa tentativa frustrada de autoafirmação.

De uma forma geral, nós acreditamos que estar certos é algo bom, que nos trará prestígio, reconhecimento e felicidade. No entanto, apesar de ser necessário nos esforçar para tomar atitudes corretas e viver com o máximo de retidão possível, não podemos comprometer a nossa própria paz tentando provar ao outro que o caminho que escolhemos é o certo.


Cada um tem a sua própria maneira de viver, de enxergar as coisas. O mundo é muito complexo e permite a existência de inúmeras verdades, nem sempre o que faz sentido para nós fará para o outro. Precisamos aprender a respeitar todas as opiniões e pontos de vista.

Existem muitos casos em que existe, sim, apenas uma verdade e devemos mostrar ao outro o que ele está fazendo de errado, mas ainda nesses momentos devemos colocar a nossa saúde emocional em primeiro lugar e saber exatamente até onde devemos ir.

Estar certo é muito bom, mas viver em paz é incomparável! Nossas forças devem ser investidas não em tentar provar o nosso valor a ninguém, mas em construir um terreno saudável para nós mesmos, uma vida que nos permita todos os dias dormir com a consciência tranquila e a alma feliz.

Não importa o quanto nos esforcemos para mostrar ao outro o nosso modo de ver a vida, se ele não estiver aberto a enxergar o mundo de uma outra maneira, todo o nosso esforço será em vão.


Portanto, é muito melhor para a nossa saúde e felicidade deixar de tentar provar algo a todo momento e simplesmente cultivarmos a paz.

Nunca conseguiremos estar certos aos olhos de todas as pessoas, mas sempre podemos escolher viver de acordo com nossos princípios e buscar a felicidade dentro de nós mesmos.

Só conseguimos alcançar a vida que desejamos quando colocamos a nós mesmos em primeiro lugar e deixar de perder a nossa calma com situações que estão fora de nosso controle.

Estar em paz será sempre melhor do que estar certo. Portanto, cuide mais de você e preocupe-se menos em se justificar para os outros.


A paz entra em nosso caminho quando investimos nosso tempo em nós mesmos e não em buscas que não nos levam a lugar algum.


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação desse material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Lithian/123RF Imagens.

Almas que se abrem como “asas de anjos”, prontas a ajudar a quem sofre e precisa de luz

Artigo Anterior

Meu pai, a pessoa que segurou minha mão e me ensinou a andar pela vida

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.