Comportamento

“Pantanal”: José Leôncio tenta ajudar filho a superar trauma de cavalos, e Jove é picado por cobra

Foto: Reprodução
15022022 pantanal 055

A semana da novela “Pantanal” guarda emoções em torno do relacionamento entre Jove e Zé Leôncio, mas um encontro inesperado com uma cobra colocará em risco a vida do rapaz.

O Brasil tem acompanhado com empolgação o remake da novela “Pantanal”, que foi ao ar pela primeira vez em 1990, com 216 capítulos, na Rede Manchete.

A produção foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e foi eleita em 2016, pela revista Veja, como a quarta melhor novela da televisão brasileira, ficando atrás apenas de “Roque Santeiro”, em terceiro lugar, e dividindo a primeira posição, “Vale Tudo” e “Avenida Brasil”, todas grandes sucessos.

A Rede Globo possui os direitos de “Pantanal” desde 2006, e estava organizada para produzir o remake dois anos depois, mas Silvio Santos colocou a novela ao ar no SBT no mesmo ano, o que fez com que os planos tivessem que ser adiados. Em 2020, a emissora anunciou que finalmente colocaria em prática a segunda versão da dramaturgia, mantendo o mesmo roteiro, além de manter uma das locações originais da primeira gravação, a fazenda Rio Negro, em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul.

A novela foi ao ar no dia 28 de março deste ano, no horário nobre da Rede Globo, 32 anos depois que a produção original foi exibida. A trama conta a história de Joventino, interpretado por Irandhir Santos, e seu filho, José Leôncio, corporificado por Renato Góes na juventude e Marcos Palmeira na segunda fase. Pai e filho vão para uma comitiva no Pantanal, e Zé Leôncio acaba se deparando com a potência da natureza e com o desaparecimento do pai.

José Leôncio acaba se casando com Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles), carioca de família elitizada, e se mudam para o Pantanal, tendo um filho, Jove (Jesuíta Barbosa). No roteiro original, Madeleine é colocada como uma personagem fútil, que não se adapta à vida longe da cidade grande, e acaba voltando para a casa dos pais no Rio de Janeiro, junto com o primogênito, que cresce longe do pai.

2 Pantanal Jose Leoncio tenta ajudar filho a superar trauma de cavalos e Jove e picado por cobra

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @irandhirsan e Reprodução Instagram/ @renatogoess

Porém, nessa nova versão, o público tem encarado a relação de Madeleine e José Leôncio de uma maneira um pouco diferente, e muitos veem na mãe a figura de uma mulher que acaba abandonada, desrespeitada pelo marido e completamente solitária. José Leôncio, por sua vez, acaba até mesmo colocando a vida do filho recém-nascido em perigo, o levando para cavalgar com poucos dias de vida. Por isso, assim como na trama original, Madeleine opta por voltar ao Rio de Janeiro, e o ex-marido em momento algum vai atrás do próprio filho, não reclama a guarda e sequer pede notícias.

3 Pantanal Jose Leoncio tenta ajudar filho a superar trauma de cavalos e Jove e picado por cobra

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @renatogoess e Reprodução Instagram/ @brunalinzmeyer

Agora, na segunda fase da novela, vinte anos depois de ter sido levado para o Rio de Janeiro por sua mãe, Jove decide voltar para o Pantanal, em busca de uma convivência com o pai. José Leôncio, interpretado por Marcos Palmeira, acaba atuando como pai para Tadeu (José Loreto), filho de Filó (Dira Paes), que vê no jovem todos os valores e tradições da família reunidos em um só lugar.

4 Pantanal Jose Leoncio tenta ajudar filho a superar trauma de cavalos e Jove e picado por cobra

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @jesuitabarbosa

Mas tudo passa a mudar quando Jove vai em busca do pai, e eles começam a perceber que não apenas têm grandes diferenças culturais, mas que também valorizam coisas diferentes. O jovem, recém chegado do Rio de Janeiro, tem traumas de cavalo, mas Tibério (Guito) sugere que o pai o ensine a montar. A trama acaba conduzindo para Zé Leôncio revelando a todos que seu maior sonho era sair em comitiva junto com os filhos, mas se esquece de mencionar o nome de Tadeu, o que demonstra o que está para acontecer nos próximos capítulos, com a disputa e os ciúmes entre os jovens.

5 Pantanal Jose Leoncio tenta ajudar filho a superar trauma de cavalos e Jove e picado por cobra

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @alanisguillen e Reprodução Instagram/ @joseloreto

Jove acaba decidindo ir ao ninhal sozinho, e Tibério não consegue convencê-lo do contrário, mas um grave acidente acaba colocando a vida do herdeiro em risco. Picado por uma cobra boca de sapo, fica entre a vida e a morte, mas por sorte acaba sendo salvo pelo Velho do Rio (Osmar Prado) e Juma (Alanis Guillen).

0 %