Pessoas inspiradoras

Em seu livro, Barack Obama comenta sobre paternidade e a importância da família durante presidência

Capa Em seu livro Barack Obama comentou sobre paternidade e a importancia da familia durante presidencia
Comente!

O ex-presidente dos Estados Unidos conta em seu livro de memórias pontos importantes da sua vida antes, durante e depois do mandato.

Barack Obama sabe contar uma boa história. Ele publicou suas primeiras memórias, sobre sua criação como filho de mãe nascida no Kansas e pai queniano, aos 33 anos. Ele entrou no cenário político nacional na Convenção Nacional Democrata de 2004 com um discurso empolgante sobre a promessa da América e durante sua campanha para presidente. Quatro anos depois de seus dois mandatos, ele falou ao público estadunidense com discursos engenhosos, usando sua retórica para comemorar em tempos de triunfo e acalmar os nervos da nação em momentos de adversidade.

A narrativa de Obama cativou o país — e o mundo — em parte por causa de sua biografia única e oratória. Mas suas histórias também ressoam, tornando-o um autor de best-sellers e, em seguida, uma figura internacional, porque ofereciam uma narrativa diferenciada, mas afirmativa, sobre os Estados Unidos. Ele nos contou como o país foi construído, reconhecendo a dor das injustiças sistêmicas da nação sem se perder nela, e ofereceu uma visão positiva para o nosso futuro.

Conforme a revista Time apurou, os Estados Unidos, argumentou o ex-presidente, estão imbuídos de um conjunto de ideais que os permitiram lenta, mas seguramente, superar seu passado conturbado e se tornar uma força do bem no mundo. Obama falou em discurso uma vez que uma história como a sua jamais seria possível em outro país.

Com o presidente Donald Trump, foi compartilhada uma história diferente da América, ao mesmo tempo desligada da verdade e intimamente ligada à realidade de séculos de racismo e xenofobia americanos.

E assim, Uma terra prometida, o livro de memórias de Obama, parece chegar no momento ideal. Suas 768 páginas contêm uma reflexão cuidadosa sobre sua carreira, incluindo os primeiros anos de sua presidência. Obama envolve os leitores pelos detalhes de bastidores de batalhas legislativas, como sua luta bem-sucedida pela Lei de Cuidados Acessíveis e tentativa fracassada de aprovar uma legislação climática. A percepção de sua mentalidade nos seus grandes momentos presidenciais é um lembrete de sua consideração num momento em que pensamento profundo e reflexão são desesperadamente necessários nos corredores do poder.

Seu mais recente livro fala também dos aspectos pessoais de sua vida, que foram tão necessários para as gestões do ex-presidente. Nas primeiras páginas do exemplar, é possível ver uma dedicatória para sua esposa e filhas. A família aparentemente perfeita de Obama foi queridinha dos tabloides na época de seu mandato e até depois de deixar a Casa Branca, a mídia continua acompanhando o caminho dos Obama.

2 Em seu livro Barack Obama comentou sobre paternidade e a importancia da familia durante presidencia

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @barackobama

Embora tenha passado seu tempo no poder sem grandes escândalos particulares, Obama já afirmou em diversas entrevistas que sua família é normal, nada perfeita, mas muito amorosa; ele e a esposa Michelle se esforçam para passar os melhores valores para as filhas Sasha e Malia.

Em suas redes sociais, o ex-presidente se declarou à família por ocasião do lançamento do livro. Com uma foto dos quatro, Obama diz ficar sempre impressionado com a própria família, uma vez que ele mesmo cresceu com um pai ausente.

Não ter a presença do pai como gostaria, segundo Obama, ajudou-o a moldar suas ideias sobre que tipo de pai ele gostaria de ser. Quando Malia, a mais velha, nasceu, Obama prometeu a si mesmo que suas filhas o conheceriam, que cresceriam com a certeza do seu amor por elas e que saberiam que o pai as priorizaria sempre, acima de qualquer coisa.

Enquanto serviu como presidente, ele contou que fazia questão de jantar com Michelle, Sasha e Malia todas as noites, às 18h30. Comiam boas refeições e se atualizavam como família, procurando saber como havia sido o dia de cada um. Ele comentou que essa era uma das melhores partes de morar onde trabalhava, referindo-se à Casa Branca, residência oficial do presidente dos Estados Unidos.

Para ele, acompanhar o desenvolvimento das filhas, que são grandes mulheres, ao lado da esposa, é seu maior presente. Por conta da gigantesca importância de sua família para si e para sua história que ele dedicou o livro à esposa e às filhas.

3 Em seu livro Barack Obama comentou sobre paternidade e a importancia da familia durante presidencia

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @barackobama

Comente!

Homem compra avião para salvar centenas de animais do sacrifício

Artigo Anterior

Gêmeas idênticas dividem mesmo noivo e tentam engravidar dele

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.