publicidade

Em um relacionamento de amor com os livros

“Um país se faz com homens e livros.” (Monteiro Lobato)

A Literatura é um instrumento de conhecimento. E o que este concede ao indivíduo? Concede saber, ciência, sobriedade, visão, sabedoria e transformação.



Vocês concordam que, o indivíduo em posse dessas características e atributos, detém o poder? Que possui nas mãos o controle da vida, das ideias, experiências, idas e vindas?

Eu parto da seguinte premissa: quem tem a mente ativa, e busca, pesquisa, corrobora, discorda, reverbera, cria e analisa, possui o arsenal completo para ser o autor, protagonista, condutor e agente renovador da própria vida.

Quem tem o saber, a educação, a instrução e o ensino consegue mover-se pelo mundo, pela realidade, sem estar preso, condicionado, amarrado, imerso em mitos, contradições e senso comum.

Concebo a Literatura como uma faceta, um meio, a ponte, um instrumento para a liberdade, é uma mão que o puxa do ermo, do sombrio, da escuridão, do fechar mental medíocre.

Monteiro Lobato nos diz que um país se faz com homens e com livros, exatamente porque os livros, símbolo do conhecimento e da informação, conferem poder, domínio, força e autoridade.


Quem lê, quem viaja pelas letras e se lança nos vazios textuais para imprimir suas próprias visões, está abraçado ao poderio, ao reinar, ao mandar, ao subjugar.

Não foi à toa que, na Idade Média, a Igreja Católica agiu repressivamente e impediu de todas as formas que a sociedade possuísse acesso aos livros e à leitura. Assim procedeu por saber da grandeza do conhecimento e do que isso poderia significar dentro de um povo.


Mentes vazias transformam-se em corpos fracos, voláteis, manipulados, dirigidos, postos no cabresto. Mentes pensantes formam pessoas críticas, indagantes, inconformadas, posicionadas e bem fincadas na razão.

Por isso, a Literatura de fato municia, equipa e reveste o ser humano de poder, de vida, de razão, de emoção…enfim, de amor.

Porque o amor é a maior força do Universo e cada pensamento impregnado de amor torna-se invencível!


Direitos autorais da imagem de capa:  Yuri Efremov on Unsplash

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.