Relacionamentos

Em um relacionamento, fazer a sua parte é tão importante quanto amar a outra pessoa

em um relacionamento

Nem só de amor vivem os relacionamentos, por mais importante que o sentimento seja.



Para manter uma relação viva, é preciso muito mais do que isso, até porque amor não é garantia de que a outra pessoa vai lhe tratar bem. Conhecemos muitos casos de pessoas que amam outras de formas doentias, transformando suas vidas em uma maré de negatividade.

Um relacionamento saudável, consciente e equilibrado, requer dedicação e esforço. Os dois parceiros devem fazer a sua parte diariamente.

Fazendo essa reflexão, eu me dou conta do quanto tenho me comportado de forma equivocada nos últimos anos. Eu sempre fui a imagem perfeita da pessoa altruísta, até em excesso. Eu permitia que as pessoas me humilhassem e me desconsiderassem totalmente.


Agora, mais madura, estou aprendendo que esse tipo de comportamento não faz bem para a minha vida, não me ajuda a viver mais feliz.

Eu não tenho a obrigação de aceitar todo tipo de tratamento apenas manter certas pessoas em minha vida. Não preciso viver em relacionamentos tóxicos, porque tenho o direito natural de reciprocidade e amor.

Nem eu, nem você precisamos nos contentar com pessoas que não fazem a sua parte, que não se esforçam, que não demonstram desejar verdadeiramente nossa companhia ou o nosso amor. Aqueles que só se comprometem em palavras não merecem o meu tempo. Atitudes são o que realmente importam.

Nós devemos estar com uma pessoa que realmente se importa conosco, que deseja nos fazer felizes sem esperar nada em troca. Alguém que valoriza o companheirismo, o esforço.


Esforço é muito mais do que estar presente, é querer estar presente. É fazer parte da vida da outra pessoa, sair para jantar com sua família, interagir com seus amigos. É fazer coisas que que deixarão a outra pessoa feliz e se sentindo especial.

Esforçar-se, fazer a sua parte é tão importante quanto amar a outra pessoa. Relacionamentos unilaterais apenas nos trazem decepções e tristezas.

Isso não é pedir demais, não é conservar altas expectativas, fazer a sua parte é o mínimo que uma pessoa que realmente deseja ter um relacionamento saudável deve fazer.



Direitos autorais da imagem de capa: Bryan Apen – Unsplash

Sentido e razão de viver: sonhar é essencial. Sonhe, mas vá atrás dos seus sonhos!

Artigo Anterior

O ônibus das sete…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.