4min. de leitura

Emoções e saúde: nós criamos as doenças e somos responsáveis por tudo que ocorre com o nosso organismo

Normalmente, o termo emoção é usado para expressar sentimentos e humor que se reflete em respostas comportamentais e endócrinas. 

A doença, que no latim significa padecimento, é o estado resultante da consciência e significa perda da homeostase (equilíbrio entre o meio interno e externo) no organismo.


Nós criamos as doenças e somos responsáveis por tudo que ocorre com o nosso organismo.

É importante descobrir qual a emoção que está por trás do sintoma apresentado quando adoecemos, pois emoções como pesar, tristeza, raiva e vingança dão origem a diversas doenças.

Cada emoção a que somos submetidos é um acontecimento físico.

Quando se experimenta uma forte reação emocional, mesmo causada por um filme, ocorre secreção de hormonas, que alteram o equilíbrio do sistema endócrino, assim como o fluxo sanguíneo e a pressão, o que vai inibir o processo digestivo. Este, por sua vez, altera a respiração e a temperatura da pele.


Um estado prolongado de perturbação emocional dá origem à doença. O corpo realiza esforços constantes no sentido de manter-se em homeostasia.

Quando a tensão interfere nesse equilíbrio, busca por uma nova adaptação através de alterações pela sua química, podendo causar danos no organismo. Este dano tem o nome de moléstias da adaptação, que têm como principal fonte alterações externas com componentes emocionais e fisiológicos.

No começo da sua semana, inclua na sua agenda diária de atividades os 7 itens básicos da vida que são os seguintes:

1. Trabalho (encare o seu trabalho com prazer, afinal ele é a sua forma de sustento)


2. Alimentação equilibrada (tomada em horas certas, o seu relógio biológico precisa de ordem para que o seu metabolismo funcione sem doenças)

3. Repouso absoluto por 10 minutos (para que possa esvaziar-se de preocupações, relaxe e inspire e expire várias vezes),

4. Caminhe por 30 minutos (do trabalho para casa ou vice-versa, o movimento estimula o seu intestino e a sua circulação),

5. Ofereça um abraço a quem ama ou apenas gosta (laços de toque produzem endorfinas que curam),

6. Tome um banho relaxante (o contato com a água relaxa, acalma, trata e lava as emoções, deixe-se levar pelo toque da água),

7. Durma as horas certas (é durante a noite que o seu corpo constrói o processo de autocura, recupera energia e assimila os nutrientes que recebeu durante o dia).

Encare o seu corpo como um projeto de vida e construa boas emoções e bons sentimentos pela vida, a sua e a do planeta!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf / khomsanvvip





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.