Empatia, gentileza e respeito. Seja humano acima de tudo. Não menospreze ninguém

3min. de leitura

Quando a compreensão e a empatia são alcançadas, não há como dissociar o respeito dos demais ideais.



Muitas vezes, ouvimos a frase: separe o lado profissional do pessoal, mas isso não significa ser desumano ou insensível à dor alheia.

Mesmo que sua vida pessoal esteja conturbada, não é correto descontar sua ira em colegas de trabalho ou até mesmo em clientes. Independentemente de sua posição na empresa, desde servir um café ou liderar uma equipe inteira, o respeito e a empatia com todos devem permanecer.

Agir com mau humor e impaciência pode ser algo corrosivo e contagioso para o ambiente corporativo porque, além de prejudicar as relações humanas, também desmotiva os demais profissionais. Esse tipo de conduta deve ser evitado pois, se colocado em prática, gera comentários maldosos, clima pesado, e a rotina diária fica insustentável a longo prazo.


Compreensão, empatia e respeito devem ser a base de tudo.

Entender que o convívio social engloba diversos desafios é um bom início, dessa forma, as relações interpessoais devem ser conduzidas de modo a favorecer um ambiente de trabalho positivo e equilibrado.

Compreender as necessidades das demais pessoas é a peça-chave geradora da empatia que, por sua vez, representa não só o olhar atento aos demais seres humanos, como também a capacidade de colocar-se no lugar do outro, percebendo suas mazelas e alegrias.

Quando a compreensão e a empatia são alcançadas, não há como dissociar o respeito dos demais ideais. Então, deve-se iniciar o processo respeitando a própria dor, logo se não estiver bem, não se obrigue a distribuir falsos sorrisos por todos os lados, afinal você tem o direito de permanecer mais centrado e em silêncio. Contudo, deve tratar os demais indivíduos com cordialidade, não os maltratando jamais, pois eles não têm culpa alguma pela situação por que você está passando.


Além disso, respeite os sonhos das outras pessoas e não menospreze seus planos ou interesses. Uma vez que algo não saiu conforme o planejado e sua decepção foi intensa, entenda que isso não lhe dá o direito de reduzir expectativas de realizações pessoais nem de destruir os propósitos alheios.

Portanto, lembre-se que o bom senso deve permanecer sempre e quando você não estiver bem, respire fundo e respeite o próximo sem desrespeitar a você mesmo.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.