4min. de leitura

Empatia: a habilidade de nos colocarmos no lugar do outro

Empatia: habilidade cada vez mais necessária de nos colocarmos no lugar do outro.

De forma simples, a empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e, dessa maneira, compreender melhor seus pensamentos, sentimentos e emoções. Também podemos ser empáticos para com nós mesmos.


Em nossa sociedade egoísta, a empatia não é algo fácil de manifestar. Para realmente compreendermos as pessoas ao nosso redor, precisamos abrir mão de muitas ideias preconcebidas, estereótipos e preconceitos, e nos abrirmos para novas formas de enxergar e sentir tudo o que há ao nosso redor.

Embora o ideal seja manifestar empatia para com todos, nós temos mais facilidade em empatizar com pessoas que são próximas a nós, ou com as quais temos muitas coisas em comum.

Comportamentos positivos, como amor, cuidado, altruísmo e confiança nos ajudam a ser mais tolerantes e amorosos com as pessoas em nossas vidas. Isso nos traz consequências positivas. Criamos relacionamentos mais verdadeiros e felizes, somos apoiados e amados em todos os momentos de nossas vidas.


No entanto, quando vivemos em meio a uma esfera negativa de falta de valores, inveja, egocentrismo e preconceito, nós nos afastamos de uma vida feliz e de pessoas que realmente podem fazer uma diferença positiva em nosso mundo. Como pensamos apenas em nós mesmos, não nos permitimos criar uma conexão verdadeira com ninguém.

Conhecendo alguns benefícios da empatia em nossas vidas e nas das pessoas próximas a nós


Abaixo estão alguns benefícios da empatia em diferentes áreas da vida:

Com nós mesmos:

Quando reservamos tempo para conhecer nossas forças, fraquezas, sonhos, desejos, e praticamos empatia com nós mesmos, respeitando nossos momentos de vida, não nos perdemos com facilidade, e nos abrimos para novas conexões com outras pessoas.

Nos relacionamentos:

É fundamental existir compreensão nos relacionamentos, para que sejam saudáveis e duradouros. A convivência não é fácil, pois nos colocamos em contato direto com as falhas e imperfeições da outra pessoa, mas isso é uma via de mão dupla. Quando aceitamos que nossos parceiros nunca serão perfeitos, assim como nós, nosso relacionamento será mais positivo.

Quando somos empáticos, respeitamos os limites e as imperfeições das outras pessoas, o que nos dá sabedoria para estabelecermos conexões mais verdadeiras e saudáveis com elas.

No trabalho:

Aqueles trabalhadores que compreendem verdadeiramente a importância do seu trabalho e o quanto a empresa pode se beneficiar com um desempenho positivo, criam uma relação e mutuamente benéfica com seus empregadores.

Na família:

Pais que se lembram de que já viveram as mesmas fases que seus filhos e que erros são normais, são mais compreensivos e oferecem uma educação mais saudável.

Por outro lado, filhos que compreendem o cansaço e excesso de responsabilidades de seus pais são conscientes nas escolhas que fazem em suas vidas.

Esses são apenas alguns dos benefícios da empatia. Ela nos ajuda a estabelecer relacionamentos melhores, fortalecer aqueles que já temos e nos coloca em caminhos de vida favoráveis à nossa evolução.

Além disso, nos aproxima de outros seres humanos de forma verdadeira, permitindo-nos criar uma conexão que transcende todas as diferenças.


 





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.