Pessoas inspiradoras

Empreendedor que passou fome na infância ajuda a alimentar milhares de pessoas todos os anos!

Este homem transformou a sua história de vida em motivação para mudar o mundo para melhor. Confira!



Oscar Ekponimo é um africano inspirador, é uma daquelas pessoas que não permitem que as dificuldades da vida as parem, mas as usa como uma maneira de transformar não apenas a própria realidade, mas a de todos aqueles ao seu redor.

Em uma entrevista à BBC, ele contou um pouco da sua trajetória, que certamente o fará enxergar a vida com olhos muito mais positivos. Oscar teve uma infância marcada pela fome, porque seu pai adoeceu e ficou sem condições de trabalhar.

Segundo ele, ficar sem comida, para qualquer pessoa, é algo desestabilizador, por isso decidiu que quando crescesse faria algo para mudar a realidade das pessoas que enfrentam aquilo que ele viveu por muito tempo.


Direitos autorais: reprodução BBC e reprodução Instagram/@chowberryhq.

E ele realmente fez. O empresário na Nigéria inventou um aplicativo que vem transformando a realidade de milhares de famílias que diariamente enfrentavam a difícil realidade de não ter o que comer. O Chowberry é um aplicativo que ajuda a combater a fome, conectando pessoas e ONGs a alimentos de supermercado que normalmente acabariam no lixo.

Ele já foi adotado por muitos varejistas e organizações não governamentais nos últimos anos. No aplicativo, os varejistas colocam informações sobre produtos que estão prestes a expirar,  por isso têm grandes descontos. Os produtos anunciados são consultados pelas ONGs, que os adquirem por preços razoáveis para que possam ser distribuídos às famílias necessitadas.

O Chowberry ainda oferece a possibilidade criar uma lista de preferências e envia atualizações quando recebe o tipo de alimento que as instituições de caridade precisam. Segundo Oscar, algumas das lojas que entraram para o aplicativo foram capazes de economizar 80% do que costumavam jogar fora.


Direitos autorais: reprodução Instagram/@chowberryhq.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@chowberryhq.

“À medida que o número de pessoas que alimentamos aumentou, começamos a procurar maneiras de manter nossos custos baixos. A coisa boa sobre a parceria com a Chowberry é a disponibilidade de alimentos nas quantidades de que precisamos.”

O jovem empreendedor, que já conseguiu alimentar mais de 50 mil famílias, segundo matéria da Época, revelou que se emociona com o trabalho que vem desenvolvendo. Ele disse que uma ideia simples tem mudado a vida de muitas pessoas de maneira real, e espera implementar a sua ideia em todo o país e até mesmo no continente africano inteiro. Que ideia genial. Oscar é a prova de que não precisamos de muito para causar um impacto positivo na vida das pessoas que precisam de apoio. Que o seu negócio continue a crescer!


“Fazer de tudo pelos seus filhos é o melhor caminho para torná-los adultos inúteis”, Wendell Carvalho

Artigo Anterior

Jovem negra, que viajava de avião com a irmã adotiva branca, é acusada de tráfico de crianças

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.