Pessoas inspiradoras

Empresa cria geladeira de argila e ajuda famílias que não têm energia elétrica!

O objetivo é ajudar comunidades carentes do mundo, que não dispõem de nenhuma forma de energia, a conservar alimentos e remédios.



A refrigeração elétrica foi um dos momentos históricos, que impactaram de forma direta a vida, a cultura e a economia de pessoas e países. Antes da invenção – e popularização – da geladeira, a forma de conservar os alimentos era totalmente diferente, sendo necessário utilizar técnicas milenares para garantir que nada se estragasse.

Em um clima majoritariamente intertropical, como no Brasil, as altas temperaturas fazem com que os alimentos frescos estraguem de forma muito mais rápida.

As carnes, por exemplo, precisavam ser compradas apenas para se consumir no dia ou eram salgadas e colocadas ao sol, ou fritas e submersas na banha de porco. Os vegetais e legumes precisavam também ser comprados em pequenas quantidades e, comumente, eram deixados no sereno para não murcharem tão rapidamente.


Pode parecer que essa é uma realidade que ficou no passado, mas a verdade é que muitas famílias ainda passam por isso. Sem energia elétrica ou sem dinheiro para comprar o eletrodoméstico, não têm onde acondicionar seus alimentos, vendo-os se estragarem rapidamente na despensa.

Pensando nisso, uma empresa no México criou uma geladeira de argila que não precisa de energia elétrica para funcionar. Com o objetivo de ajudar famílias carentes, a empresa mexicana Depresa criou uma estrutura semelhante a um jarro de cerâmica, mas feita de argila, material capaz de refrigerar os alimentos e a água, mesmo sem energia elétrica.

Chamada de Ecoplanet, ela foi desenvolvida para ajudar exclusivamente as famílias mais pobres do México, que não possuem acesso à energia e nem sequer dinheiro para adquirir uma geladeira.

Direitos autorais: reprodução/Ecoplanet.


A empresa usa lama e areia para construir a estrutura, formando assim a argila. Aqui, no Brasil, um produto que se assemelha bastante a essa geladeira alternativa é o filtro de barro, que também não requer energia para fazer com que a água fique fresca.

Esse não é um produto inovador, mas nunca foi usado dessa forma, principalmente visando à sustentabilidade e à acessibilidade, ajudando famílias carentes. Se você está se perguntando como funciona, saiba que essa geladeira tem dois recipientes feitos de argila, que ficam separados por uma camada de terra e areia.

O cliente molha a areia e deixa o objeto em um local com um pouco de luz, isso faz com que a água evapore e a temperatura caia até 8 graus. Dessa maneira, a comida ou o que quer que esteja ali dentro pode ser mantido bem conservado durante um pouco mais de tempo.

A geladeira pode atingir de 14°C até 10°C e é uma ótima alternativa para as inúmeras famílias do mundo que estão ainda vivendo em condições precárias, sem energia ou água potável.


Analise bem a imagem: aquilo que você viu primeiro revelará um segredo que mudará a sua realidade!

Artigo Anterior

Poderosa simpatia do limão para afastar pessoas maldosas e negativas da sua vida!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.