Comportamento

Empresa de aviação faz sucesso ao trocar saias e salto de aeromoças por calça e tênis

capaempresa de aviacao faz sucesso ao trocar saias e salto de aeromocas por calca e tenis

Rompendo um padrão de muitos anos, essa empresa resolveu mudar completamente a forma de suas aeromoças se vestirem, e tem recebido elogios por isso. Confira!



Quando se trata de determinadas profissões, estamos acostumados a reconhecer os seus profissionais por características específicas, que muitas vezes estão relacionadas ao vestuário.

Por exemplo, sabemos que executivos, empresários e advogados costumam usar roupas sociais, que coletores de lixo usam roupas de tons mais fortes e que médicos sempre estão de jaleco durante o seu expediente.

Outra dessas profissões bem clássicas, que crescemos vendo seguir um padrão específico de roupas, é a das aeromoças. As mulheres que trabalham dentro dos aviões, passando orientações, tirando dúvidas e nos oferecendo comida e bebida durante as viagens, são há anos identificadas por usar saias e salto alto.


O código de vestimenta das comissárias de bordo se tornou um símbolo da profissão, mas isso não significa que, necessariamente, seja algo bom para elas. Uma matéria da BBC News, de 2018, ouviu algumas das aeromoças sobre os lados negativos do seu vestuário.

Uma delas, que não quis ter o nome identificado, relatou que, em situação de acidente, dependendo de como o passageiro cair e de sua posição, a saia justa limitava os seus movimentos na hora de pressionar o peito do passageiro.

Uma ex-comissária, também ouvida na matéria, contou que ficou com joanete nos pés por causa dos saltos. Mas essas não são as únicas complicações com as quais as profissionais precisam lidar. Além dos problemas de mobilidade e algumas condições de saúde, são muitas as aeromoças que também precisam encarar o assédio dos passageiros diariamente.

2empresa de aviacao faz sucesso ao trocar saias e salto de aeromocas por calca e tenis

Direitos autorais: reprodução Instagram/@skyup.aero.


Outra aeromoça ouvida pela matéria contou que um dos passageiros uma vez lhe disse que era “linda”, mas que “não tinha muita coisa na cabeça”, apenas porque achou que ela não havia servido sua bebida rápido o bastante. Para a profissional, essa realidade interfere na confiança dos passageiros em seu trabalho, porque têm uma aparência de “boneca inflável”.

Essa realidade das aeromoças pode passar despercebida para muitos dos passageiros, que estão acostumados a vê-las sempre prestativas, com um sorriso no rosto, mas com certeza são de conhecimento das companhias aéreas. Uma dessas empresas resolveu mudar radicalmente a tradição e implantar uma nova realidade, que com certeza fará com que suas funcionárias tenham muito mais segurança ao trabalhar.

Conforme informado pelo USA Today, a companhia aérea ucraniana SkyUp Airlines lançou um novo código de vestimenta para os seus funcionários. Nesse novo padrão, as comissárias não usarão mais saias e saltos, mas sim um terno laranja, um tênis branco e um lenço de seda azul.

Em comunicado à imprensa, a chefe do Departamento de Marketing da companhia disse que os tempos e as mulheres mudaram, por isso resolveram abandonar os itens clássicos conservadores, como saltos, batom vermelho e coque, por uma aparência “moderna e confortável”. Olga Tsaregradskaya, curadora do projeto, explicou que esse novo visual foi trabalhado pela companhia aérea em parceria com estilistas ucranianos.


3empresa de aviacao faz sucesso ao trocar saias e salto de aeromocas por calca e tenis

Direitos autorais: reprodução Instagram/@skyup.aero.

4empresa de aviacao faz sucesso ao trocar saias e salto de aeromocas por calca e tenis

Direitos autorais: reprodução Instagram/@skyup.aero.

Essa notícia repercutiu no mundo todo porque, apesar de a mudança até então ser aplicada em apenas um país, é algo de interesse de funcionárias do mundo todo, que amam a sua profissão, mas desejam poder trabalhar com vestes mais confortáveis e que lhes permitam estar preparadas para agir em qualquer situação sem precisar se preocupar com assédio por conta de suas roupas.

Diversas mulheres de dentro ou fora da profissão deixaram sua admiração à SkyUp Airlines por meio das redes sociais. Houve também aqueles que não gostaram da inovação, mas eles são minoria numa comunidade que reconhece que essas profissionais merecem conforto.


Pastor embolsa R$ 30 milhões da Igreja Universal e foge

Artigo Anterior

É extremamente difícil ser o bode expiatório da família!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.