publicidade

Empresa japonesa inventou sapatos com GPS para localizar idosos perdidos

As famílias japonesas contam com um recurso a mais para cuidar de seus avós com tendência a sumir da família!



Os idosos requerem cuidados especiais da família, especialmente, quando têm algum tipo de doença que faz com que ajam de maneiras imprevisíveis, como exemplo, sair de casa sem avisar a ninguém e acabar se perdendo.

Se você já passou por essa situação com algum idoso de sua família, sabe o quanto pode ser angustiante procurar essa pessoa sem saber aonde ela pode ter ido.

A demência é uma das doenças que podem fazer com que os idosos se percam nas ruas, sem encontrar o caminho para casa sozinhos. E, pensando em ajudar tanto os idosos nessa situação quanto suas famílias, uma empresa do Japão criou um produto muito interessante, que diminui muito as chances de os avôs e avós se perderem: os sapatos com GPS.


Esses calçados, chamados GPS Dokodemo Shoes, criados pela empresa Wish Hills, em 2015, dispõem de um localizador no pé esquerdo, que mostra a localização do usuário em smartphones e computadores, depois de cadastrado um número de identificação e uma senha.

O localizador é sincronizado com um dispositivo e o informa todas as vezes em que o idoso se afasta por 50, 100 ou 500 metros de casa, segundo comunicado do porta-voz da empresa à Agência Efe, no ano de lançamento.

Através do GPS, também é possível ver a posição do usuário em um mapa, facilitando as buscas.


No mesmo comunicado, o porta-voz acrescentou que a empresa tem experiência na busca de pessoas com demência perdidas, e que elas não usam celulares nem relógios, mas sim sapatos, por isso decidiu instalar o GPS neles.

O objetivo da Wish Hills com o GPS Dokodemo Shoes é ajudar a salvar vidas. A empresa afirma ter um bom resultado de vendas do sapato, especialmente para mulheres na faixa dos 50 anos, que têm pai ou mãe com demência.

No início do projeto, os calçados seriam comercializados apenas no Japão, que conta com grande população idosa, mas o porta-voz comunicou que a empresa teria planos de adentrar outros mercados que contassem com grande quantidade de idosos nos próximos anos.

Ainda não há informações sobre a comercialização do sapato do Brasil, mas sabemos que ele seria de grande ajuda para muitas famílias que desejam cuidar melhor de seus idosos.

O que você achou dessa invenção? Teria interesse em adquiri-la, se fosse vendida aqui?

Comente sua opinião abaixo e compartilhe este texto!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.