Pessoas inspiradoras

Enfermeiras vacinam carinhosamente um homem com fobia de agulhas: “Pode me abraçar se quiser”

enfermeiros

Brincadeiras à parte, muitos adultos possuem fobia de agulha – uma condição conhecida como “aicmofobia”.



Esse pavor inconsciente por vezes impede que as pessoas vão ao posto de saúde se vacinar.

Felizmente, um grupo de profissionais de saúde de Campina Grande (PB), deram um show de empatia e profissionalismo em lidar com um rapaz com essa fobia.

Na última segunda-feira (19), um homem alto e forte chegou a um posto de vacinação com bastante receio e logo fez, literalmente, cara de choro.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, que divulgou o vídeo, ele foi até lá amparado pela mãe e pela família, que já avisaram aos profissionais sobre a condição dele. A maneira como o homem foi atendido – e vacinado – é emocionante, de tanto carinho e paciência recebidas.

Atendimento humanizado

De início, uma enfermeira coloca o rapaz numa cadeira e fala: “Me abraça, não se preocupe.” Enquanto isso, ela faz carinho na cabeça dele. “O senhor não vai nem ver. Se preocupe, não, viu?”, continua ela, acarinhando-o.


fotos razoes para acreditar profissionais saude confortam homem fobia agulha 2

Direitos autorais: reprodução/Razões Para Acreditar.

Nesse meio tempo, duas atendentes se aproximam e o homem estende a mão a uma delas, que pega na mão dele para dar mais segurança. “Cadê minha mainha?”, pergunta o homem, bastante apreensivo. Não muito longe, dona Vania, a mãe dele, estava sentada segurando o outro braço do filho.

Quarteto da vacina

O rapaz já contava com o apoio de 3 pessoas para lhe dar confiança quando um quarto profissional de saúde se aproxima para oferecer apoio também. “Amigão, relaxa!” Em questão de segundos, ele sobe a manga da camiseta do homem e consegue aplicar a dose da vacina. Foi tão rápido que nem deu tempo do rapaz dizer “ai, ai, ai”.


Aplausos

De forma espontânea, todo mundo que estava no postinho começou a aplaudir o homem até ele se acalmar por completo. Cena linda de se ver! “Para algumas pessoas é traumático receber uma furada, mesmo que seja para uma vacina. Hoje uma de nossas equipes demonstrou toda a compreensão do mundo e afeto para vacinar um rapaz. Esse processo de aplicação de vacina nos ensina bastante!”, escreveu a secretária de saúde no Instagram.

Netflix libera primeiras cenas da parte final de La Casa de Papel

Artigo Anterior

Susana Vieira desabafa sobre ter enfrentado depressão e leucemia durante a pandemia: “Tive que fazer quimioterapia de novo”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.