Testes

Enigma matemático que tem queimado os neurônios de muita gente. Você consegue resolver?

A soma está colocando muita gente para pensar. Confira a resolução!



A matemática é algo que está presente em nossas vidas desde a infância. Durante a fase escolar, precisamos nos aprofundar nos estudos para sermos aprovados, mesmo que não gostemos, e no dia a dia usamos diversos dos seus elementos até mesmo para as nossas atividades mais básicas, como fazer uma compra no mercado.

Entre os ensinamentos de matemática que podemos considerar como os mais fáceis, está a soma. É um dos primeiros a serem aprendidos e um dos mais praticados durante a vida toda. Por conta disso, temos mais facilidade com essa operação.

No entanto, ela pode ser usada em vários contextos, que podem dificultar sua interpretação. Hoje trouxemos um teste que tem dado o que falar na internet e com certeza queimará alguns dos seus neurônios.


Ele traz uma soma um pouco diferente da tradicional, em que não são fornecidos todos os dados. Cada uma das flores mostradas na imagem possui um valor, que deve ser descoberto e assim o resultado seja desvendado.

Você acredita que consegue solucionar o enigma sem ajuda? Vamos deixar você tentar. Logo abaixo, trazemos a resolução para aqueles que ficarem em dúvida. Pode começar!

E aí, conseguiu? Se sim, parabéns! Suas habilidades matemáticas estão em dia! Se não, confira logo abaixo como encontrar a resposta!

A primeira coisa a ser feita nesse teste é descobrir quanto vale cada flor. Vamos começar com a vermelha, a primeira a ser mostrada:


3 x flor vermelha = 60
flor vermelha = 60/3
flor vermelha = 20

Agora, passaremos à flor azul:


flor vermelha + 2 x flor azul = 30
20 + 2 x flor azul = 30
2 x flor azul = 30 – 20
2 x flor azul = 10


flor azul = 10/2
flor azul = 5

Por último, o valor da flor amarela:

flor azul – 2 x flor amarela = 3


5 – 2 x flor amarela = 3
2 x flor amarela = 2
flor amarela = 2/2
flor amarela = 1


No entanto, essa soma tem uma pegadinha, e é preciso atenção para resolvê-la. A conta final mostra uma flor amarela + uma flor vermelha + uma flor azul. No entanto, a flor azul não é como as outras. Essa tem apenas 4 pétalas, não 5.

Dessa forma, retiramos 1 ponto do valor dessa flor, e ela passa a valer 4, o que resulta nessa conta:

1 + 20 + 4 = 25

Conseguiu fazer a conta sozinho? Testes como esses são ótimas maneiras de manter o nosso raciocínio e os nossos conhecimentos em números atualizados, ainda que não utilizemos mais esse conhecimento com tanta frequência!


Desconhecidos se comoveram com menino que vendia geladinhos e acabaram com seu estoque!

Artigo Anterior

Há 11 anos, médica brasileira doa enxovais a mulheres grávidas humildes. Já foram mais de mil kits!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.