Enquanto os fracos controlam com a força, os fortes convencem com a sabedoria

5min. de leitura

A verdadeira força não vem dos braços, mas sim da mente e do coração. Por isso, enquanto os fracos controlam com a força, os fortes convencem com a sabedoria.



A força é uma característica muito importante para os seres humanos. Ela nos ajuda a sobreviver em condições extremamente difíceis e durante a história de nossa espécie foi fundamental para a nossa evolução, para sermos capazes de chegar onde estamos hoje.

Através da força, somos capazes de perseguir os nossos objetivos e vencer os obstáculos que nos afastam de onde realmente desejamos chegar, mas ela precisa ser usada com muita consciência, o que nem sempre acontece. Ao longo de nossa história, conhecemos diversas pessoas que usaram sua força e poder para objetivos ruins. Ao invés de unirem às pessoas, apenas aumentaram a distância entre elas.

Em nossas vidas pessoais, também conhecemos pessoas assim. Elas acreditam que a força é a maior aliada na hora de fazer com que suas ideias sejam vistas e apoiadas por outros. Não aceitam opiniões diferentes e estão a todo momento usando suas maiores armas para convencer a todos a fazer sua própria vontade.


Essas pessoas podem ser familiares emocionalmente desestabilizados, chefes autoritários, amigos tóxicos, entre outros.

Elas nos pressionam a fazer as coisas do seu jeito e raramente demonstram qualquer tipo de preocupação com a nossa opinião ou sentimentos.

Elas acreditam fortemente que esse comportamento egoísta e manipulador é um sinal de força, de que são capazes de fazer as pessoas se submeterem aos seus desejos e que, ainda assim, serão bem-sucedidas. No entanto, sua capacidade de análise é muito limitada.

Usar a força para tirar de outras pessoas o direito de fazer suas próprias escolhas e seguir suas vidas como bem entendem, na realidade, apenas mostra fraqueza e incapacidade de fazer com que suas ideias sejam ouvidas e respeitadas de uma maneira saudável.


Aqueles que usam a força contra outras pessoas podem ser algumas das pessoas mais fracas que podemos conhecer. Elas não são capazes de convencer através de sua própria inteligência e capacidade de argumentação, por isso precisam partir para a força física para conquistarem qualquer coisa em suas vidas.

Isso é realmente muito triste. A força deve ser usada para ajudar a comunidade, para levar todos para frente, ao invés de servir a objetivos egoístas.

Quem faz da própria força uma ferramenta de repressão, está realmente perdido.

As pessoas verdadeiramente sábias e fortes são aquelas que convencem usando a própria sabedoria. São inteligentes, empáticas, sabem como se comunicar com as outras pessoas e respeitam todos os pontos de vista.

Elas sabem que cada um vê a vida de uma maneira e que não é preciso usarmos a força para sermos compreendidos, precisamos apenas ter bons argumentos. Por isso, não buscam controlar, mas sim convencer, fazendo isso da melhor maneira possível.

Suas palavras, ainda que não sejam aceitas como verdade por todos, são sempre respeitadas, porque vêm de um lugar de humildade, e é isso que as torna realmente fortes.  

A verdadeira força não vem dos braços, mas sim da mente e do coração. Por isso, enquanto os fracos controlam com a força, os fortes convencem com a sabedoria.


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Andrey Kiselev/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.