publicidade

Ensine a seus filhos que as coisas mais importantes da vida não podem ser compradas!

O dinheiro tem sua importância, mas quando aprendemos a ser felizes sem ele, entendemos tudo!



Quando se trata de criar um filho, nada é fácil.

Mesmo que nos consideremos pessoas maduras, sábias e conscientes, podemos nos encontrar em grande dificuldade ao assumir a responsabilidade completa pela criação de um pequeno ser que depende de nós para tudo e cujo caráter será formado através de nossos exemplos.

Ter um filho é um teste de força, paciência e preparo, porque a todo momento somos incumbidos de ensinar-lhe o que é certo e o que é errado e transmitir-lhe a capacidade de diferenciar essas duas coisas, mesmo quando elas parecerem iguais.

Estamos constantemente tentando transmitir nossas experiências e aprendizados aos filhos e usando de diversas situações cotidianas para mostrar-lhes a melhor maneira de caminhar pela vida. Mas podemos nos esquecer de algumas das lições mais importantes que precisam aprender e que tornarão suas caminhadas muito mais significativas.


Uma dessas lições, que parece perdida no mundo consumista em que vivemos, é que as coisas mais importantes e valiosas da vida não podem ser compradas.

Em muitas famílias, uma das maiores preocupações dos pais, nos últimos tempos, parece ser comprar celulares, tablets ou quaisquer outros tipos de aparelhos eletrônicos para os filhos, que sejam capazes de prender sua atenção e agir como um “melhor amigo” para eles em todos os momentos, o que os priva de relacionamentos verdadeiramente significativos, uma das melhores coisas da vida.

Em outras, o incentivo excessivo à aparência e poder aquisitivo é o que reina, e acaba por torná-los adultos extremamente consumistas e julgadores, que classificam o valor das outras pessoas com base em seus ganhos e se afastam de qualquer um que não valorize os bens materiais acima de outras coisas.


É claro que a maioria dos pais erra tentando acertar, e muitas vezes apenas reproduzem os comportamentos de diversas famílias, sem nenhuma intenção negativa, mas ainda assim é preciso uma profunda reflexão sobre o que estamos ensinando aos nossos filhos, e se isso contribui para que eles tenham um futuro realmente feliz e bem-sucedido.

Com o tempo, aprendemos que as melhores coisas da vida podem ser experimentadas com ou sem dinheiro: o amor da família, a lealdade dos amigos, a sabedoria de viver em paz conosco mesmos, a felicidade das pessoas ao nosso redor…

Essas são lições valiosas, que muitos aprendem tarde demais, mas quanto mais dedicados formos a passar isso para os nossos filhos desde cedo, mais os ajudaremos a viver com intensidade e verdade, acumulando riqueza emocional e espiritual, que é mais valiosa do que todo o dinheiro do mundo.

Compartilhe esta importante reflexão com os amigos através de suas redes sociais!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.