Pais e Filhos

Então eu digo ao mundo porque ser avó mudou a minha vida

como ser avó mudou

Com a chegada dos netos, a vidas das avós se transforma. Antes apenas mães, essas mulheres se veem passando por um processo de renovação com a chegada das crianças que trazem muito amor e felicidade às suas vidas.



O papel das avós é fundamental na vida da nova família, elas reassumem as funções de mães, ajudando as filhas (os) nessa nova etapa de suas vidas e criam um vínculo único com os netos, fruto do seu cuidado, amor e carinho incondicionais, que são a base para um dos relacionamentos mais especiais que uma pessoa pode construir.

Ser avó é abrir o coração para sentir novamente a alegria infinita de receber um novo filho e voltar a ser criança junto com ele, redescobrindo no amor o propósito de viver.

Avós e netos, um vínculo que cura


Ouvimos frequentemente das avós que a chegada dos netos transformou suas vidas, fazendo-as mais felizes, completas e despertando um novo senso de propósito em seus interiores. Isso é totalmente compreensível, porque a chegada de uma nova criança na família traz renovação e cura para todos.

Quem tem uma criança na família sabe muito bem do poder de união e reconciliação que as elas trazem para o ambiente, ajudando a solucionar conflitos e trazendo mais felicidade e energia positiva para todos.

As crianças podem reavivar um relacionamento entre mãe e filho, trazer novas esperanças entre irmãos e unir antigos amigos que se distanciaram.

Para as avós, além de unir a família novamente e produzir mais amor no ambiente, as crianças também podem trazer mais ânimo, inspiração e até mesmo qualidade de vida. Isso porque os netos mudam a sua rotina. Uma mulher que antes ficava só em sua casa fazendo as próprias coisas, depois de ter um neto começa a brincar de amarelinha, ir à praia, ao shopping, à praça. Esse pode ser um reforço muito importante para a saúde física, emocional e espiritual das avós.


A diferença entre ser mãe e avó

Apesar de serem muito importantes na vida das crianças, as avós possuem um papel diferente do das mães. Enquanto às mães cabem as principais tarefas cuidar, ensinar e proteger; as avós são vistas como consoladoras, compreensivas, e por isso ficam com a missão de ouvir, entender e aconselhar.

Exatamente por isso, nos momentos em que os pais precisam ser mais firmes e estabelecer limites, as avós estão sempre por perto para oferecer colo, conselhos, sabedoria, sempre colocando os netos no caminho certo.

Os avós são os grandes ídolos dos netos, a voz da sabedoria e da experiência, que sempre têm a lição certa para transmitir.


Ser avó é uma das experiências mais enriquecedoras que se pode experimentar. Poder amar, cuidar, admirar e receber todo amor de um neto é um grande presente da vida.

Se você é uma avó ou tem uma do seu lado, cuide desse vínculo, pois é um dos amores mais puros e transformadores que experimentará.



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Levente Gyori / 123RF Imagens

Quando a ignorância critica, a sabedoria observa e sorri

Artigo Anterior

“venho de tantas tempestades que perdi o medo da chuva”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.