4min. de leitura

Entenda as diferenças entre conhecimento, sabedoria e percepção:

Embora pareça que conhecimento, sabedoria e percepção sejam conceitos parecidos, na verdade, correspondem a coisas muito diferentes em significados e aplicações em nossas vidas.


Diferenças entre conhecimento, sabedoria e percepção

Conhecimento é tudo aquilo que aprendemos e vivenciamos. São ideias aprendidas através de estudos, pesquisas, vivências ou contato diário com outras pessoas.

Sabedoria é a habilidade de interpretar e julgar quais conhecimentos aprendidos são verdadeiros e úteis para seu crescimento. É também entender o porquê de certas coisas existirem em nossas vidas.

Percepção é o tipo de conhecimento mais significativo para nossas vidas. É um entendimento mais profundo da vida em geral e de como tudo está conectado.


Podemos resumir esses três conceitos da seguinte maneira: conhecimento é informação, sabedoria é compreensão e aplicação do conhecimento e percepção é consciência da essência de uma verdade.

É possível que não tenhamos esses 3 conceitos definidos. Muitas pessoas possuem conhecimento, mas não possuem sabedoria; ou são sábias, mas carentes de percepção.


Alguns exemplos desses conceitos em nossas vidas diárias

Exemplo 1:


  • Conhecimento é saber a forma correta de lidar com sua vida financeira.
  • Sabedoria é compreender de que maneiras o dinheiro influencia diretamente sua qualidade de vida.
  • Percepção é entender que o dinheiro é apenas uma ferramenta, não possui um significado profundo além de sua utilidade.

Exemplo 2:

  • Conhecimento é saber cantar/desenhar/pintar e fazer de sua habilidade um meio de sobreviver.
  • Sabedoria é mostrar sua paixão através dessas atividades e entender que seu trabalho, de alguma maneira, transforma a vida daqueles ao seu redor.
  • Percepção é compreender que a sua paixão tem um papel importante no retrato da essência do mundo ao seu redor.

Exemplo 3:

  • Conhecimento é saber o que o faz feliz, sejam pessoas, hábitos, atividades, relacionamentos.
  • Sabedoria é compreender que, por mais que certas coisas nos tragam prazer, a verdadeira felicidade é um estado de espírito temporário, vem de dentro e não do que está em nosso exterior.
  • Percepção é compreender que a felicidade não é o propósito da vida, é apenas um de inúmeros estados mentais que experimentamos em nossas vidas.

Tanto o conhecimento quanto a sabedoria e a visão têm seu valor individual em nossas vidas. No entanto, grande parte das pessoas não entendem a diferença entre esses 3 conceitos, e por isso a dificuldade reside no fato de que muitos de nós não estão claros quanto às suas diferenças, e acreditamos que seus usos são os mesmos. Quando estamos conscientes do funcionamento de nossas mentes e do fato de estarmos todos conectados, podemos experimentar esses 3 sentimentos de forma mais completa.

Talvez a forma mais evoluída do saber seja conquistada através do entendimento dos 3 conceitos e de como eles influenciam nossas experiências de vida.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.