Entenda as estações da vida e supere-as!

A cada ciclo temos estações a superar. Ultimamente estou me esforçando muito para superar algumas estações na minha vida.

Uma das características do “Inverno” é que a temperatura é baixa. Há ociosidade das plantas e as noites são mais longas do que os dias. O inverno é a estação mais fria do ano, que se inicia ao fim do outono e termina com o início da primavera.



Estou vivendo a estação do inverno, no início de um novo ciclo e confesso não está sendo nada fácil. Acredito que seja o período da morte do meu egocentrismo, a reviravolta para a minha maturidade, o momento das minhas renúncias e quem sabe de liberar perdão. É tão difícil perdoar quem nos magoa, ou amar quem não nos ama.

Sinto-me como uma árvore seca, totalmente sem vida, sem folhagens e sem possibilidade de frutos. Ninguém escapa dessa estação na vida.

O inverno é cruel, mas também necessário. Algumas pessoas aproveitam esse período para se aproximar de Deus e das pessoas, para superar essa estação.


Recordo-me de ciclos anteriores que após o árido e sofrido inverno, tive a graça de viver o verão.

Uma das características do “Verão”, é que a temperatura é elevada, as plantas crescem e os dias são mais longos do que as noites. Particularmente não acho que seja a mais bela das estações, mas chega a ser agradável. Este período posso dizer que torna a vida quase perfeita, os dias são mais alegres, iniciamos um novo trajeto, é tempo de planejar, sonhar e viver uma nova história.

Eu gosto dessa estação, sinto-me aquecida e também forte para superar a próxima ou quem sabe um novo ciclo, com novos desafios. Nesta estação é tempo de aprender a virar páginas em nossa vida.

Aquela pobre árvore sem vida no inverno, começa a se fortalecer e revigorar com os raios solares da “Fé”.


Então, definitivamente compreendo que a vida tem seus ciclos e também suas estações.

Gosto muito dessa passagem bíblica: “E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia. ” Joel 2:23

Certa vez li sobre a “Chuva Temporã”, achei muito interessante, ela acontece no outono, também é o melhor tempo para semear, garantindo assim, a colheita do inverno.

Sem essa chuva, as sementes não germinam, por isso, essa chuva é necessária para fazê-las brotar.

Depois de saber disso, comecei a valorizar o inverno de cada ciclo. Aprendi a esperar pela estação do outono, para que as sementes de clamor por conquista, superação, amor e fé, que foram plantadas no período do inverno sejam germinadas.

Eu, particularmente, prefiro a última estação do ciclo: a primavera, ela também tem sua chuva, a “Serôdia”, que acontece durante as primeiras semanas dessa tão esperada estação, essa chuva é necessária para fazer com que a plantação amadureça para a colheita.

Eu não sei em qual estação você se encontra, a única certeza que tenho é que um dia a primavera vai chegar na sua vida também. Você desfrutará de todas as sementes plantadas no inverno, cuidadas no verão e germinadas no outono.

Os ciclos de nossas jornadas são diferentes uns dos outros, já as estações são totalmente iguais para cada ciclo.

Prepare-se para viver uma das estações mais fantásticas: a Primavera!

Aproveite cada fruto plantado em meios a tantas angústias, decepções, cobranças, mágoas, choros e etc.

Agora é hora de virar páginas, mudar de ciclos e ser feliz por mais uma estação superada.

Que sua primavera seja encantadora e você feliz por compreender a importância dos ciclos, superando assim as estações!


Direitos autorais da imagem de capa: Avi Richards on Unsplash

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.