Entenda as estações da vida e supere-as!



A cada ciclo temos estações a superar. Ultimamente estou me esforçando muito para superar algumas estações na minha vida.

Uma das características do “Inverno” é que a temperatura é baixa. Há ociosidade das plantas e as noites são mais longas do que os dias. O inverno é a estação mais fria do ano, que se inicia ao fim do outono e termina com o início da primavera.

Estou vivendo a estação do inverno, no início de um novo ciclo e confesso não está sendo nada fácil. Acredito que seja o período da morte do meu egocentrismo, a reviravolta para a minha maturidade, o momento das minhas renúncias e quem sabe de liberar perdão. É tão difícil perdoar quem nos magoa, ou amar quem não nos ama.

Sinto-me como uma árvore seca, totalmente sem vida, sem folhagens e sem possibilidade de frutos. Ninguém escapa dessa estação na vida.

O inverno é cruel, mas também necessário. Algumas pessoas aproveitam esse período para se aproximar de Deus e das pessoas, para superar essa estação.

Recordo-me de ciclos anteriores que após o árido e sofrido inverno, tive a graça de viver o verão.

Uma das características do “Verão”, é que a temperatura é elevada, as plantas crescem e os dias são mais longos do que as noites. Particularmente não acho que seja a mais bela das estações, mas chega a ser agradável. Este período posso dizer que torna a vida quase perfeita, os dias são mais alegres, iniciamos um novo trajeto, é tempo de planejar, sonhar e viver uma nova história.

Eu gosto dessa estação, sinto-me aquecida e também forte para superar a próxima ou quem sabe um novo ciclo, com novos desafios. Nesta estação é tempo de aprender a virar páginas em nossa vida.

Aquela pobre árvore sem vida no inverno, começa a se fortalecer e revigorar com os raios solares da “Fé”.

Então, definitivamente compreendo que a vida tem seus ciclos e também suas estações.

Gosto muito dessa passagem bíblica: “E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia. ” Joel 2:23



Certa vez li sobre a “Chuva Temporã”, achei muito interessante, ela acontece no outono, também é o melhor tempo para semear, garantindo assim, a colheita do inverno.

Sem essa chuva, as sementes não germinam, por isso, essa chuva é necessária para fazê-las brotar.

Depois de saber disso, comecei a valorizar o inverno de cada ciclo. Aprendi a esperar pela estação do outono, para que as sementes de clamor por conquista, superação, amor e fé, que foram plantadas no período do inverno sejam germinadas.

Eu, particularmente, prefiro a última estação do ciclo: a primavera, ela também tem sua chuva, a “Serôdia”, que acontece durante as primeiras semanas dessa tão esperada estação, essa chuva é necessária para fazer com que a plantação amadureça para a colheita.

Eu não sei em qual estação você se encontra, a única certeza que tenho é que um dia a primavera vai chegar na sua vida também. Você desfrutará de todas as sementes plantadas no inverno, cuidadas no verão e germinadas no outono.

Os ciclos de nossas jornadas são diferentes uns dos outros, já as estações são totalmente iguais para cada ciclo.

Prepare-se para viver uma das estações mais fantásticas: a Primavera!

Aproveite cada fruto plantado em meios a tantas angústias, decepções, cobranças, mágoas, choros e etc.

Agora é hora de virar páginas, mudar de ciclos e ser feliz por mais uma estação superada.

Que sua primavera seja encantadora e você feliz por compreender a importância dos ciclos, superando assim as estações!



Direitos autorais da imagem de capa: Avi Richards on Unsplash





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.