Entoar mantras é sempre um caminho que conduz à paz…

4min. de leitura

Mantras como um caminho…



Entoar Mantras é sempre um caminho que conduz à paz.

Minha professora de Yoga Rosangela Fagundes diz que: quem Mantra, seus males espantam.

Uma das atividades que trabalho com meus clientes no Círculo da Gratidão é a prática da Meditação, essa prática milenar nos ajuda a nos manter com saúde integral, saudáveis, emocionalmente, fisicamente e energeticamente .

Se fizermos uma vez meditação teremos um resultado, se fizermos  dessa prática uma atividade cotidiana durante anos teremos outro resultado.


Esse  hábito da meditação quanto mais se pratica, aplica.

Meditação é um mono estímulo, pode ser feito em silêncio ou em meio um trânsito.

Pode-se meditar ativamente ou passivamente. Concentrar-se na respiração é uma maneira, dançar é outra maneira, ouvir o barulho de fora e trazer a atenção para nosso interior é outra maneira.


Respiração ou Pranayama: São exercícios para  controle da respiração, acalmando a mente e os sentidos além de ampliar e expandir a energia vital por todo nosso corpo, auxiliando na conservação da saúde, preparando para a meditação.


Mantra: à medida que as ondas cerebrais entram em harmonia com o uso dos mantras, o organismo fabrica endorfinas e adequa ao neurotransmissor,  evidência de melhor oxigenação em nível celular, por meio de melhor distribuição sanguínea.


Como preparar o espaço:  o lugar deverá estar limpo, de preferência com pouca interferência  de som, com pouca luz e nada deve ser mais importante do que sua prática; priorize esse momento. Desligar o  celular e procurar um horário que possa estar só ou convidar os familiares para meditação.

Acenda um incenso, uma vela ofereça a uma divindade de sua preferência, aquela que você tiver fé.

Pegue seu Japa mala, sente-se de maneira confortável, concentre-se, faça algumas respirações profundas, sinta seu corpo, alinhe-o e comece sua prática. Você pode começar com dez minutos por dia e depois aumentar, ou fazer apenas 10 minutos diários.


Horário para praticar: você pode praticar em qualquer horário, de preferência, faça sempre no mesmo horário para se tornar um hábito. Se fizer pela manhã, poderá ser antes de sair para seus afazeres do dia, com a intenção de sair de casa energizada e acordada, na presença.
Se fizer à noite poderá ser antes de ir  para cama, sendo a última coisa a fazer antes de dormir, como uma higiene mental, com a intenção de limpar a mente do que aconteceu durante o dia, digerindo os acontecimentos que nos fizeram bem ou mal, que nos fizeram olhar para alguma mudança, tendo também a oportunidade de garantir a proteção  da consciência no mundo sutil durante o sono.


Postura: sentado em uma cadeira ou sentado no chão em cima de uma almofada.
O importante é estar confortável e com as costas o mais ereta possível, para que o corpo não seja motivo de distração.


Intenção: a intenção de fazer a prática é sempre estar conectado com nossa essência, prestando atenção ao corpo e à respiração e sempre  voltando a atenção, fazendo esse movimento sempre.

Vera Melo

______________

Direitos autorais da imagem de capa: vaclavhroch / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.