Enxergar além das aparências… Esse é o grande segredo!

Enxergar além das aparências… Esse é o grande segredo daqueles que buscam o viver bem, e querem aproveitar ao máximo cada minuto de oportunidade da existência.

O conhecimento proporcionado pela visão, segundo o grande filósofo grego Aristóteles (384-322 a.c.) é o sentido que mais proporciona conhecer, pois é a visão, entre todos os cinco sentidos, o que nos faz captar o maior número de diferenças entre as coisas, e assim, aprendemos.

E pelo motivo de nos proporcionar mais conhecimento, temos mais prazer com a visão do que com os outros sentidos. Aristóteles nos mostra que o homem (ser humano) naturalmente deseja conhecer. Essa é a afirmação mais conhecida do filósofo mais estudado de todos os tempos, e está descrita no texto Metafísica.

Os outros níveis de conhecimento são chamados de “percepção” ou “sensação” captados por meio dos sentidos, depois a “recordação” que é o que fica depois que um objeto não está mais presente, e por fim, a “experiência” que Aristóteles chama de várias recordações juntas de um mesmo objeto.

Um indivíduo “esperto” nesse contexto significa aquele que tem muita “experiência”, ou seja, que adquiriu familiaridade com alguma coisa por passar por aquilo várias vezes.

Embora essa teoria esteja a mais de 2.300 mil anos de distância, ela pode ser colocada em prática quando nos tornamos “experts” em nós mesmos.

Você pode enxergar além do físico, e ir além das aparências!

Já dizia Antoine de Saint-Exupéry que “O essencial é invisível aos olhos”.

Quando você reflete sobre suas experiências, nesse processo pode ver a si mesmo (visão mental), em seguida perceber o que realmente ocorreu, para então, recordar-se dos vários fatos relativos a essa experiência, e então, pode escolher experimentar um resultado diferente porque adquiriu autoconhecimento. Isso quer dizer que você pode escolher entre fazer uma coisa ou outra com base no seu conhecimento.

Ok, você pode dizer que isso é muito complicado, que você não quer ter esse trabalho. Tudo bem, dessa forma também deve assumir que o resultado será sempre igual, pois você está condicionado a se comportar sempre da mesma forma.

Mas, por outro lado, quando você busca se conhecer, ou seja, quando tem o objetivo de refletir e fazer sua própria escolha como consequência de uma visão objetiva e positiva dos fatos, você pode enxergar além do físico, e ir além das aparências.

E isso é muito benéfico, pois significa escolher o próprio caminho. Difícil…e ao mesmo tempo, simples assim.

Um degrau por dia, um dia de cada vez…

Um beijo, e até semana que vem!

_____________

Direitos autorais da imagem: haywiremedia / 123RF Imagens



Deixe seu comentário