A cantora Preta Gil foi internada novamente em um hospital no Rio de Janeiro, duas semanas após receber alta em razão de uma infecção urinária. A informação foi confirmada pela assessoria da artista à revista Quem.
Segundo o comunicado oficial, a filha de Gilberto Gil está estável e sua internação é necessária para a realização de exames e a administração de medicamentos que requerem um ambiente hospitalar, considerando seu histórico como paciente oncológica.
A assessoria também informou que a expectativa é que a artista receba alta nos próximos dias.
Entenda a situação de saúde de Preta Gil
Preta Gil foi diagnosticada com câncer colorretal em janeiro de 2023, afetando o cólon e o reto, partes do intestino grosso.
Após o diagnóstico, a cantora iniciou um tratamento que incluía sessões de quimioterapia e radioterapia. Em agosto de 2024, ela passou por uma cirurgia para remover os tumores.
No entanto, exames subsequentes mostraram que o câncer havia se disseminado para quatro outras áreas do corpo, exigindo a reinício do tratamento.
Em busca de novas opções terapêuticas, Preta participou de um estudo clínico nos Estados Unidos, visando descobrir alternativas inovadoras para combater a doença.
Atualmente, a cantora está sob monitoramento médico constante. Seu filho destacou que, apesar das dificuldades, ela mantém uma atitude forte e otimista.
Cantora foi hospitalizada em Salvador
Durante o Carnaval de 2025, Preta Gil já havia sido internada em Salvador, Bahia, onde ficou hospitalizada por uma semana. A cantora, que continua seu tratamento contra o câncer intestinal, precisou de acompanhamento médico devido a uma infecção urinária que exigiu monitoramento especializado.
Naquele momento, Preta estava na capital baiana aproveitando momentos de lazer após ter passado mais de 55 dias internada para remoção de tumores em quatro regiões do corpo. Poucos dias antes da nova internação, ela havia compartilhado com seus seguidores que recebeu autorização médica para ir à praia.
Tratamento nos Estados Unidos
No último domingo (30/3), Preta Gil fez uma apresentação especial no Domingão com Huck, emocionando a plateia ao cantar a música-tema da nova novela da TV Globo, Vale Tudo, em homenagem à sua madrinha, Gal Costa (1945–2022), que interpretou a versão original da canção.
Durante sua participação no programa, Preta compartilhou que em breve viajará para o exterior para dar continuidade ao tratamento contra o câncer. De acordo com a artista, essa nova fase é crucial para explorar alternativas terapêuticas.
Estou entrando em um momento delicado. No Brasil, já percorremos todos os caminhos possíveis, e agora minha chance de cura está fora do país. Sei que sou privilegiada, então, se tenho essa oportunidade, eu vou agarrá-la afirmou.
Com confiança em sua recuperação, Preta expressou seu desejo de voltar ao Brasil completamente curada. “Quero voltar para cá bem, pronta para retomar tudo o que amo fazer, como cantar, participar de programas, ser jurada, brincar com minha neta e meus sobrinhos, estar ao lado do meu filho e celebrar a pessoa incrível que ele se tornou. Ainda tenho muitos sonhos para realizar, então me recuso a aceitar que essa jornada termine aqui. Acredito que meu caminho ainda é longo”, disse a cantora.